A pauta que deve acirrar os ânimos na reunião de líderes pós-motim
Direita pressiona por votação conjunta da PEC do foro privilegiado e PL da anistia, mas esquerda diverge
Na reunião de líderes que ocorre em instantes, o líder do PL, Sóstenes Cavalcante, vai cobrar dos colegas o suposto compromisso de pautar a PEC do foro privilegiado em conjunto com o PL da anistia. “O combinado foi pautar a PEC do foro nesta semana. Encerrado o foro, votar a anistia”, declarou.
Apesar de a direita estar empenhada em defender essa operação casada, será a primeira proposta que deve gerar maior engajamento e, consequentemente, divergências entre os parlamentares. Isso porque figuras do Centrão priorizam o avanço da proposta que acaba com o foro privilegiado, enquanto lideranças de esquerda enxergam com temor o avanço da matéria. A proposta já está em fase bastante avançada e prevê que autoridades sejam julgadas pela primeira instância em casos de crimes comuns — hoje, essa prerrogativa é do Supremo Tribunal Federal.
Além disso, os deputados querem resgatar um dispositivo, já revogado anteriormente, que determina que investigações contra parlamentares tenham o aval do Congresso Nacional. A defesa pela pauta tem relação direta com os últimos casos envolvendo políticos, como as investigações sobre emendas parlamentares.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.




