CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Francis Bogossian avatar

Francis Bogossian

Presidente do IBEP - Instituto Brasileiro de Estudos Políticos, tendo sido Presidente do Clube de Engenharia, da ANE - Academia Nacional de Engenharia, da AEERJ - Associação de Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro, da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica e do CREA-RJ

15 artigos

blog

A Petrobras que foi e a que deveria continuar a ser

A Petrobras, ao longo de sua vida, caracterizou-se pela exigência, não só com o que produz, mas também com o que contrata, fazendo, sempre que necessário, face ao nível de complexidade do serviço, com auditorias contratadas para o “due diligence” nas empresas suas prestadoras de serviços

(Foto: Divulgação/ Petrobras)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A produção brasileira de Petróleo e Gás cresceu fortemente ao longo da última década, especialmente por conta dos bons resultados da exploração da chamada camada do Pré-Sal, para a qual faço a devida reverência a Guilherme Estrela e à sua equipe.

Esse crescimento foi precedido por expressiva demanda por equipamentos e serviços, que alçaram o mercado brasileiro a um dos mais atraentes para as empresas de suprimento da indústria petrolífera em todo o mundo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Por conta dessa demanda e dos avanços necessários para o desenvolvimento dos campos de petróleo em águas ultraprofundas e muito afastadas do litoral, o Rio de Janeiro passou a receber uma série de centros de pesquisa de companhias ligadas ao setor, se abrigando principalmente no parque tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão.

O país teve uma oportunidade única, e o Rio em especial, de atrelar a Universidade a esse inevitável salto tecnológico.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em paralelo, a construção de embarcações e plataformas de petróleo reabilitou antigos estaleiros e fez surgir outros novos. O mais recente, em Pernambuco, foi projetado para ser o de maior capacidade do país, junto com o de Açu no litoral norte fluminense. Assim, os portos respectivos ganhariam mais vigor, exigindo uma repaginação de toda a logística de transporte.

Quando a Petrobras foi criada, nem os mais visionários poderiam imaginar sua fantástica trajetória: da exploração terrestre ao Pré-Sal. Passou a ser a maior empresa do país e uma das maiores do mundo, destacando-se sempre por incentivar e estimular as companhias nacionais. Este foi seu principal diferencial, auxiliar as empresas nacionais a se desenvolverem tecnologicamente, promover atração de novas tecnologias e economizar divisas. Assim, inúmeros métodos e equipamentos para a prestação de serviços aqui e em outros países foram criados pela Petrobras ou para ela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Durante vários anos, ela adquiriu, gerou ou absorveu tecnologia, repassando-a para a Nação, propiciando a geração de cinco mil empresas brasileiras fornecedoras de equipamentos para o setor de petróleo e ainda três mil fornecedoras de serviços.

A Petrobras esteve presente em 27 países, levando nossa tecnologia aos quatro continentes. A empresa mostrou sua capacidade técnica, tendo conseguido prêmios máximos internacionais pela excelência no  desenvolvimento de tecnologia, sendo ainda considerada até anos atrás a quarta empresa mais admirada do mundo, sendo incluída, pela Goldman Sachs, entre as 10 companhias mais viáveis do planeta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estou dando um mero exemplo da efetiva prática do nacionalismo no sentido absoluto da palavra. 

A Petrobras, ao longo de sua vida, caracterizou-se pela exigência, não só com o que produz, mas também com o que contrata, fazendo, sempre que necessário, face ao nível de complexidade do serviço, com auditorias contratadas para o “due diligence” nas empresas suas prestadoras de serviços.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aquele modelo de contratação da Petrobras deveria ser mantido e seguido por todos os órgãos públicos, porque a seleção é feita pelo MELHOR PREÇO, que não necessariamente é o menor. O importante é que o contratado tenha capacidade técnica, financeira e reais condições de realizar o serviço, obedecendo a todos os quesitos de QSMS -- Qualidade, Saúde, Segurança e Respeito ao Meio Ambiente -- além do cumprimento dos prazos contratuais. Não há custo maior do que o atraso de uma obra ou serviço.

Temos que parar para pensar se é do interesse do país a nossa Petrobras deixar de lado essas diretrizes, como também esquecer que o Petróleo é Nosso.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO