CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Saratt avatar

Alex Saratt

Alex Saratt, professor de História nas redes públicas municipal e estadual em Taquara/RS e dirigente sindical do Cpers/Sindicato.

70 artigos

blog

A pobreza, o desemprego, o desamparo e a hipocrisia

Seria engraçado, não fosse trágico, que os convertidos à sensibilidade social não fossem aqueles que reclamaram dos direitos trabalhistas para as domésticas, também de negros e índios nas universidades, de “favelados” nos aeroportos, de pobres trocando bicicletas e jegues por motocicletas e adquirindo casa e carro próprios.

Pobreza aumenta na América Latina (Foto: © ARTURO PÉREZ ALFONSO/CUARTOS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

De repente uma pá de gente adquiriu uma incrível noção de solidariedade, notaram? A pobreza, o desemprego e o desamparo passaram a comover gente que – eu bem me lembro – defendia com unhas e dentes a meritocracia, se eriçava só de ouvir em Fome Zero, Bolsa Família e Cotas, enchia a boca para dizer que “tem que ensinar a pescar e não dar o peixe”, criticava todo e qualquer assistencialismo como “politiqueiro”, “curral eleitoral” e “populismo barato”, responsabilizava as vítimas e não seus algozes pela miséria que lhes castigava e não raro definia-os como “vagabundos”, “preguiçosos” ou “indolentes”.

Pois entonces, de uma hora pra outra esses arautos do preconceito de classe transformaram-se quase que como num passe de mágica nos seres mais preocupados e condoídos com o sofrimento alheio. Seria engraçado, não fosse trágico, que os convertidos à sensibilidade social não fossem aqueles que reclamaram dos direitos trabalhistas para as domésticas, também de negros e índios nas universidades, de “favelados” nos aeroportos, de pobres trocando bicicletas e jegues por motocicletas e adquirindo casa e carro próprios.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não ficaram na queixa invejosa ou recalcada. Investiram contra a Democracia e a estabilidade econômica, financiaram e apoiaram grupos políticos extremistas e aplicaram um Golpe de Estado que abriu as portas do Inferno para a destruição dos três pilares do Estado: Democrático de Direito, do Bem Estar Social e de Soberania Nacional.

Portanto, é fácil perceber que tais manifestações são puro mise-en-scène elitista. Fosse diferente não teriam aprovado a PEC da Morte, as Reformas Trabalhista e Previdenciária, a Terceirização, tampouco eleito o homem que hoje lamentavelmente conduz os destinos da Nação. A pobreza, o desemprego e o desamparo tem DNA na ideologia e na práxis das classes dominantes, nenhum sinal de altruísmo ou arrependimento, apenas hipocrisia – da grossa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Resta aos trabalhadores e trabalhadoras, aos pobres e excluídos, ao povo, observar e ser pacientemente esclarecido quanto aos falsos apelos dirigidos por quem dia após dia lhe rouba mais do que suas condições materiais de sobrevivência, também lhe sonega o sonho. O combate à pobreza, ao desemprego e ao desamparo passa por redistribuição de renda, reformas estruturais, políticas públicas, protagonismo e prioridade das classes populares, novos métodos de governança e poder, não por miragens ou demagogias dos senhorios da ancestral Casa Grande que até hoje nos explora, oprime e exclui.

“Se  não tens o que comer

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como pretendes defender-te?

É preciso transformar

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Todo o Estado

Até que tenhas o que comer.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E então serás teu próprio convidado.

Quando não houver trabalho para ti

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como terás de defender-te?

É preciso transformar

Todo o Estado

Até que sejas teu próprio empregador.

E então haverá trabalho para ti.

Se riem de tua fraqueza

Como pretender defender-te?

Deves unir-te aos fracos.

E marcharem  todos unidos.

Então será uma grande força.

E ninguém rirá.”

Bertolt Brecht, “Canção da Saída”

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO