CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pedro Paiva avatar

Pedro Paiva

Jornalista, mora em Nova York. Foi produtor e repórter do América News, jornal do canal internacional da Globo feito para a comunidade brasileiros nos Estados Unidos. É colaborador da Revista Híbrida e da USBRTV nos Estados Unidos. Acompanha a política estadunidense e outros temas importantes do país

34 artigos

blog

A polarização pode quebrar os Estados Unidos

'A falta de diálogos entre democratas e republicanos pode levar o país a quebrar', afirma o colunista Pedro Paiva, correspondente do 247 nos EUA

(Foto: Reuters)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Poucas vezes na história os Estados Unidos estiveram tão divididos internamente, o que leva alguns analistas até a comparar o cenário com aquele anterior à Guerra Civil, em meados do século XIX. Mas agora, a falta de diálogos entre democratas e republicanos pode levar o país a quebrar, pela primeira vez, sem conseguir honrar suas contas. Os efeitos seriam sentidos não apenas aqui, mas no mundo todo.

A razão disso é o chamado “Teto da Dívida”. Trata-se de uma limitação sobre quanta dívida o governo americano pode contrair para se bancar. O instrumento foi instituído em 1917 e, de lá pra cá, esse teto foi aumentado mais de 100 vezes - e por todos os presidentes desde 1929. O limite, que era de US$11,5 bilhões no início do século passado, é, hoje, de US$31,4 trilhões. Mas o Departamento do Tesouro dos EUA já alertou que o teto será atingido em 1º de junho deste ano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Já há alguns meses, Joe Biden vem pressionando o Congresso para que eleve o limite do Teto da Dívida, sem sucesso. Os republicanos, que controlam a Câmara, querem que o governo se comprometa com cortes de gastos, principalmente para programas sociais. Uma das propostas foi atrelar os benefícios do Medicaid, programa de auxílio à saúde expandido durante o governo Obama, à obrigatoriedade de estar empregado. Ou seja, se não tem emprego, não tem saúde. Biden, porém, afirmou que não aceitará qualquer proposta que restrinja o já escasso acesso à saúde no País.

Isso tudo, é claro, acontece há pouco mais de um ano da eleição de 2024. Os republicanos querem mais é que Biden fique no aperto durante seus últimos meses de gestão, afinal os cortes em programas sociais podem levar à insatisfação necessária para virar o jogo no ano que vem. Os democratas, porém, entendem isso muito bem e querem mais liberdade para gastar na reta final do mandato.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na última terça-feira, o presidente se reuniu com o presidente da Câmara, Kevin McCarthy para debater a questão. Os dois não chegaram a um acordo, ainda, e Biden acabou anunciando que fará uma viagem mais curta ao G7 por conta dos problemas internos. As idas à Austrália e à Papua Nova-Guiné foram canceladas.

Esta, porém, não é a primeira vez que o país quase entra em default. Em 2011, o governo Obama e o Congresso chegaram a um acordo de elevação do Teto apenas dois dias antes da data prevista para que o país quebrasse, segundo o Departamento do Tesouro. A diferença é que, de lá pra cá, a polarização tornou os partidos ainda mais preocupados consigo mesmos, e com suas bases, que com o país como um todo. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ainda assim, a possibilidade de uma quebra de fato é pequena. As consequências seriam terríveis e, muitos avaliam, levaria a uma crise econômica mundial catastrófica. O cabo de guerra deve seguir até o fim do mês, mas mais cedo ou mais tarde um dos lados deve ceder, porque ninguém quer nas costas a responsabilidade pelo que pode acontecer caso a briga continue.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO