CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alberto Cantalice avatar

Alberto Cantalice

Diretor da Fundação Perseu Abramo e membro da Direção do PT

57 artigos

blog

A política desarticulou o golpismo e recolocou os pobres no orçamento

"O papel das forças progressistas não se encerra com a posse de Lula", escreve Alberto Cantalice

Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin são diplomados pelo TSE (Foto: Reprodução)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alberto Cantalice

A incontestável habilidade política de Luiz Inácio Lula da Silva: sua capacidade de diálogo, paciência e firmeza de propósitos foi o diferencial nessa quadra conturbada da história brasileira. Vencedor de uma eleição contra a truculência e o uso da máquina pública; contra a captura das instituições do Estado e contra a ameaça permanente de ruptura da ordem constitucional, vê sua Proposta de Emenda Constitucional- a PEC do Pobres- aprovada por amplíssima maioria pelo Senado da República.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A firme decisão ainda no limiar das costuras eleitorais de indicar Geraldo Alckmim como candidato a vice, mostrou-se acertada. Foi dado ali o “pontapé inicial” na construção da mais ampla frente democrática, desde o fim da ditadura e que veio a se consolidar no segundo turno das eleições com a adesão de Simone Tebet e de membros do PSD, MDB, PDT e Cidadania que alargaram o espectro das forças políticas. É essa política com P maiúsculo que está isolando a extrema-direita e seus celerados.

É também a política que norteará a luta das classes trabalhadoras pelo cumprimento do Programa de Governo. Serão as trabalhadoras e trabalhadores que em meio a reconstrução do Estado brasileiro e em um ambiente tóxico, quase irrespirável, produzido pelos atuais ocupantes do Planalto os elementos fundamentais para ampliação da democracia. Democracia que exigirá seu alargamento para romper com iníqua distribuição de rendas e riquezas e implementar um novo padrão de convivência sem machismo, racismo, lgbtfobia e intolerância de qualquer natureza.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O papel das forças progressistas não se encerra com a posse de Lula. A disputa de narrativas, o combate a enganação e ao cultivo do fascismo: recorrente na história do país é uma batalha permanente. E não será resolvido com bravatas e palavras de ordem e sim com trabalho permanente nas ruas e nas redes sociais.

O desafio será grande!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO