CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leandro Monerato avatar

Leandro Monerato

Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural pela UnB e produtor do canal Materialismo Militante no youtube

59 artigos

blog

A questão de 2020

Em 2020 o DEM será a bola da vez, e as eleições municipais refletirão isso

Congresso Nacional (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A crise entre setores nacionais e o imperialismo permanece até mesmo entre os mais lambe-botas do imperialismo. Afinal, o imperialismo chegou num ponto de colapso que já não permite nenhuma divisão da mais-valia mundial com demais classes.

Logo após o golpe de 2016, o PMDB tornou-se alvo do imperialismo e perdeu muito terreno político desde então. As eleições de 2016 e 2018 mostraram numericamente isso.A eleição de 2018 mostrou a incapacidade do PSDB em se colocar como alternativa. Embora o partido controle ainda São Paulo, dificilmente é possível imaginar uma recuperação desse partido em 2020.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dada a crise dos partidos burgueses sobrou ao DEM ser o principal fiador do governo fascista Bolsonaro. Um fiador combalido desde a crise do PFL. Mas os planos do imperialismo, no sentido de ocupação total e controle geral do regime político, que tem como base o fenômeno recente de centralização das terras pelo capital financeiro, indica que até entre o extrema-direita DEM e o imperialismo há contradições fundamentais. As manifestações dessa crise estão latentes e a qualquer momento irão explodir.

Tudo isso coloca como questão para 2020: até que ponto o acordo DEM-Bolsonaro poderá se manter. Em outras palavras, em 2020 o DEM será a bola da vez, e as eleições municipais refletirão isso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Minha hipótese de 2019: é mais provável o fechamento do Congresso do que a derrubada de Bolsonaro, mostrou-se correta e se mantém válida para 2020. O bloco bolsonarista fortaleceu-se mesmo após toda a gritaria do ano. Os fascistas são a principal alternativa do imperialismo. A guerra civil contra a população é o método escolhido.

Isso explica a enorme propaganda feita pelo Estadão para os integralistas, que de dentro do PRTB irão apresentar-se no pleito municipal. E como os militares irão fiscalizar as eleições, podemos esperar com certeza um salto enorme da presença deles nas Câmaras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ou seja, as municipais deste ano serão mais uma importante etapa na reorganização do regime político brasileiro iniciada há anos pelo imperialismo. Tudo indica o enfraquecimento maior de PMDB, PSDB e DEM; a maior presença dos integralistas e dos militares.

Acreditar que nesse cenário, nós da esquerda poderemos avançar nas eleições pertence ao terreno da psicodelia.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO