CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Moisés Mendes avatar

Moisés Mendes

Moisés Mendes é jornalista, autor de “Todos querem ser Mujica” (Editora Diadorim). Foi editor especial e colunista de Zero hora, de Porto Alegre.

742 artigos

blog

A revanche dos militares

"Alguma força pode estar se movendo sem que os radares de Bolsonaro percebam, ou alguém imagina que Bolsonaro tem na mão a maioria dos militares de alta patente, se nem partido com cabos eleitorais ele tem?", escreve Moisés Mendes, do Jornalistas pela Democracia

(Foto: Fernando Frazão/ABr)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Moisés Mendes, do Jornalistas pela Democracia

Bolsonaro está ganhando de goleada. Mandou mais de 10 generais embora do governo, quase todos humilhados pelos filhos dele, e não aconteceu nada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Empurrou o vice Hamilton Mourão para uma função subalterna e perigosa no Conselho da Amazônia, sob o comando de Ricardo Salles e seus grileiros, e não acontece nada.

Dispensou o ministro da Defesa e os comandantes das três armas, porque não toparam levar adiante o blefe do golpe, e não aconteceu nada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Diz e repete que é comandante supremo das Forças Armadas e se refere ao “meu Exército”, para imposição de um poder militar de governo, e não de Estado, e não acontece nada.

Desmoralizou as Forças Armadas ao transformar um general intendente no pior ministro da Saúde que o país já teve, em meio a uma pandemia, e não aconteceu nada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Manobrou, sem muito esforço, para que Eduardo Pazuello não fosse punido pelo seu chefe no Exército, e não vai acontecer nada.

Mas o cenário geral de aparente normalidade bastante anormal vai continuar assim, sem acontecer nada?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A mesma pergunta pode ter outra formulação e ficar assim: os comandantes militares, submetidos ao desgaste dos interesses da família, em algum momento darão o troco?

Sendo mais direto: Bolsonaro está preparado para enfrentar a reação militar à próxima tentativa de desmoralização das Forças Armadas?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É quase certo que haverá essa tentativa de seguir em frente e impor seus desejos e suas demandas aos militares. Em circunstâncias ainda inimagináveis, mas ele continuará tentando. É da lógica da engrenagem montada com seus generais subservientes.

Bolsonaro sabe que precisa aperfeiçoar seu comando absoluto sobre as Forças Armadas, mesmo que sem método e de forma errática. Só não deve cometer o erro de achar que pode tudo porque até agora está dando certo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Exército hoje está cada vez mais sob controle de Bolsonaro e menos dos seus comandantes. Mas militares são imprevisíveis, desde o golpe da proclamação da República.

Bolsonaro sabe que aluga o apoio do Centrão, por algum tempo impreciso, mas não o suporte político incondicional dos militares.

O ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva deve saber de coisas que serviriam de alerta a Bolsonaro. Mas Azevedo e Silva foi descartado, e Bolsonaro é um sujeito refratário a alertas, pela incapacidade de percebê-los.

Alguma força pode estar se movendo sem que os radares de Bolsonaro percebam, ou alguém imagina que Bolsonaro tem na mão a maioria dos militares de alta patente, se nem partido com cabos eleitorais ele tem?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO