CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
José Reinaldo Carvalho avatar

José Reinaldo Carvalho

Jornalista, editor internacional do Brasil 247 e da página Resistência: http://www.resistencia.cc

368 artigos

blog

A solidariedade internacionalista militante e a diplomacia

Por razões de sobrevivência, a classe dominante assume posições antinacionais, dando nova dimensão à atividade de solidariedade internacional, que passa a ter maior incidência na luta política e social cotidiana

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A solidariedade internacionalista é um dos traços característicos da ação dos militantes dos movimentos políticos e sociais, incluindo os comunistas, socialistas e ativistas da esquerda consequente e revolucionária.

Não somente por definição ideológica, por afirmação teórica de princípios, mas também como condição essencial para a realização de um programa de lutas transformador.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A luta pelo socialismo abrange um feixe de questões a enfrentar concomitantemente. Em países como o Brasil, entrelaçam-se a luta nacional, a democrática e a social. Isto tem a ver com a natureza das classes dominantes brasileiras, atadas por mil e um fios com os potentados imperialistas internacionais, traço ainda mais saliente na época presente, de globalização da economia e domínio do capital financeiro e transnacional, o que atua como fator determinante para que a luta nacional seja encarada como um aspecto essencial da luta anticapitalista e anti-imperialista, por essência uma luta democrática e de classes, que objetivamente se volta contra a burguesia monopolista e financeira.

Por razões de sobrevivência, a classe dominante assume posições antinacionais, dando nova dimensão à atividade de solidariedade internacional, que passa a ter maior incidência na luta política e social cotidiana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assim, o ativismo internacionalista da esquerda passa a ser também uma questão interna, transversal a todas as frentes de militância.

Há no país uma organização social, o Cebrapaz, dedicada à solidariedade internacional e à defesa da paz, do ponto de vista democrático, popular e anti-imperialista, atuando unitariamente com todo o movimento social brasileiro na perspectiva de ativar a solidariedade com os povos agredidos pelas potências imperialistas. É lúcida a definição de fundir num só movimento a defesa da paz e a solidariedade internacional e de atuar com perspectiva unitária.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A defesa da política externa brasileira e o apoio a que se desenvolva mais e mais como fator diferencial na luta por uma nova ordem mundial se tornou importante aspecto da atividade internacionalista. O Brasil tornou-se ponderável ator internacional e as posições que assume falam com nitidez sobre o caráter do governo. Foi somente a partir da vitória da esquerda nas eleições de 2002, que o país passou a ter uma política externa inteiramente nova, verdadeiramente independente. Para além de corresponder à emergência do país como força econômica e geopolítica significativa na cena internacional, a política externa brasileira em muito tem contribuído para defender a paz mundial, fomentar a cooperação, ativar a solidariedade, contornar o hegemonismo, impulsionar a integração regional com parâmetros de independência e soberania, preconizar a democratização das relações internacionais, a prevalência do direito sobre a força e reformar as instituições do sistema ONU.

Tudo isso com o pressuposto da ação autônoma, livre das pressões de países que, tanto nas relações bilaterais, como no âmbito do Conselho de Segurança, que instrumentalizam, forcejam no sentido de que o país vote resoluções que se afastam da linha geral da sua própria política externa. De um modo geral, a nossa diplomacia tem atendido bem à exigência de defender a paz e se solidarizar com países agredidos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É bom para o país e para os esforços dos que lutam por uma nova ordem mundial que a nossa diplomacia vote sempre com independência, na Assembleia Geral da ONU e em todas as suas instâncias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO