CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

A sorte está lançada

O último erro – por enquanto! – do que ainda fica de oposição na Venezuela, foi cometido pela liderança que a controlava, o miolo blindado da extinta MUD, que decidiu de forma inconsulta, e fora de toda lógica, abster-se no atual processo eleitoral

Venezuelan flags are seen during an opposition rally in Caracas, Venezuela, April 8, 2017. REUTERS/Christian Veron - RTX34Q8A (Foto: José Vicente Rangel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

1. Em 20 de maio, data estabelecida pelo Conselho Nacional Eleitoral para realizar a eleição presidencial – e a de deputados às Assembleias Regionais e Câmaras Municipais -– está perto. Somente faltam 30 dias para o povo venezuelano votar. Mas a sensação que existe no país é que praticamente a sorte está lançada, a menos que surja algo imponderável.

2. A que se deve esta sensação? Sem dúvida, à ausência de uma oposição. Do que se conhece com o nome de oposição, ou seja, um movimento coerente, sério, responsável, confiável. Uma oposição que se projete como alternativa. Que agrupe em seu núcleo os setores críticos do governo que preside Nicolás Maduro e um projeto de país diferente do que representa o processo bolivariano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

3. Dirão a mim que o vazio não é total, o que é verdade, já que há várias candidaturas que concorrem, mas não representam o que pode ser considerado como uma opção conciliada, capaz de representar um vasto sentimento coletivo. Isto não significa reivindicar a polarização, a qual não foi nem será em momento algum a expressão de democracia, mas, simplesmente, ser garantia de ordem e respeito institucional.

4. Portanto, me refiro à participação de tendências sólidas da opinião pública, com capacidade para estimular o eleitorado, com uma base organizada, com apresentações sérias e de fundo, com claras definições em políticas econômicas, sociais, externas e de segurança interna. Nada disso existe atualmente, como movimento organizado, no campo da oposição, atualmente transformada em um terreno baldio, cheio de contradições. Porque o conceito de oposição praticamente sumiu do cenário nacional. Não porque o governo acabou com ele, mas porque se auto-eliminou devido à acumulação de erros em que incorreu sua direção.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

5. O último erro –por enquanto!– do que ainda fica de oposição na Venezuela, foi cometido pela liderança que a controlava, o miolo blindado da extinta MUD, que decidiu de forma inconsulta, e fora de toda lógica, abster-se no atual processo eleitoral. Uma oposição que vinha da suicida experiência do protesto, que se esgoelou pedindo eleições, insolitamente decidiu recusar-se a participar de um evento convocado de acordo com todas as regras de jogo da democracia. Ou seja, incorreu em um ato que estimulou a decepção em sua base eleitoral, em uma torpeza que somente se explica pela submissão de seus dirigentes aos ditados provenientes da combinação Governo norte-americano - União Europeia - Grupo de Lima.

6. É Henry Falcón – e outros– a oposição? Por muito respeitável que pareça o esforço que faz o ex-governador de Lara, e considerar, ao mesmo tempo, que seu gesto constitui uma demonstração de audácia, esta decisão não é vista pela maioria do eleitorado como expressão global de uma oposição. Poderia ser considerada como uma contribuição individual – e de um grupo de cidadãos, que confirma a ausência de oposição no país, pois o curso da atual campanha seria outro se esta participasse unida e coesa. Mas a verdade é que não é. O voluntarismo não é suficiente e os resultados do 20/M o confirmarão. Por isso o título desta coluna: a sorte está lançada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

7. A candidatura de Nicolás Maduro irá se impor. Não só porque a oposição se destaca pela ausência, mas porque há uma obra que, além de erros e falhas, tem um profundo conteúdo social e chegou ao ponto mais fundo do povo. E a respeito da candidatura de Henry Falcón, possivelmente consiga uma respeitável votação, que automaticamente o tornaria líder da oposição que surja dos escombros, a qual fracassou por sua infinita torpeza.

– Não sei se o governo nacional está fazendo um acompanhamento da atividade que desenvolve o Encarregado de Negócios dos Estados Unidos no país, Todd Robinson. Mas a verdade é que está se mexendo como um peso pluma. Exemplos: apresenta-se nada menos que na Aula Magna da UCV com uma mensagem cheia de insinuações suspeitas. Depois se dirige nada menos que ao interior de Barlovento, a Birongo, a compartilhar com o pessoal de uma chocolataria. Depois, com toda a equipe da Embaixada, visita a emblemática Praça Bolívar de Caracas. E simultaneamente, a sede da Assembleia Nacional em desacato. Toda uma afronta à Assembleia Nacional Constituinte. Um contundente desconhecimento da legalidade imperante no país...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

– Um amigo que conhece o funcionamento da política e as instituições dos EUA, a quem perguntei o que opinava sobre a folha de rota do embaixador Robinson, respondeu que não era uma provocação pessoal o que fazia, porque a atuação dos representantes diplomáticos no exterior está monitorada, no detalhe, pelo Departamento de Estado — ainda mais em um caso como Venezuela. Então, o que está por trás da atividade de Mr. Robinson? Do chocolate de Birongo e do interesse pela Assembleia Nacional em desacato? ...

– A neutralidade da Suíça é praticamente um dogma. Um Estado que rejeita as pressões e exibe com orgulho sua independência perante qualquer tentativa de mudar suas normas legais e tradições. Custou muito, por exemplo, que cedesse às pressões para que derrogasse o sigilo bancário. Até que a expansão do narcotráfico e a lavagem de dinheiro obrigaram o Estado a ceder. Agora, esse Estado aprova uma lista infame, na qual constam destacadas figuras do governo venezuelano e respeitáveis personalidades, expondo-as ao escárnio público. Indagou o governo suíço as acusações formuladas contra esses cidadãos venezuelanos? Quais fatores poderosos determinaram esta deplorável decisão? Que responsabilidade tem o embaixador da Suíça na Venezuela em tão traiçoeira iniciativa contra dirigentes de um país como a Venezuela, com o que tem relações excelentes?...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

– Colômbia tem reservas petrolíferas para mais cinco anos. Perante a preocupação que embarga o governo colombiano, as petroleiras que operam nesse país e a empresa estadual Ecopetrol começaram a utilizar a técnica do fracking, que provoca graves danos à natureza, como ficou demonstrado em vários locais do mundo, incluindo os Estados Unidos...

– Agora não é somente a Venezuela a vítima da organização internacional. Agora é incorporada à lista nada menos que a Rússia. A motivação foi provocada pela Primeira Ministra da Inglaterra pelo caso, atribuído ao governo russo, do envenenamento de um espião dessa nacionalidade e de sua filha, caso que imediatamente teve uma orientação política antes de se produzir uma investigação confiável. A mandatária britânica, com muitos problemas internos - entre outros o Brexit– e um crescente desprestígio internacional, aproveitou a ocasião para explorar o sentimento ultraconservador que prima na maioria dos governos europeus e, evidentemente, do presidente Donald Trump. Trinta e tantas nações retiraram seus diplomatas. Está claro que o império norte-americano e seus acólitos pretendem fazer com o mundo o que lhes dá vontade. Mas de repente o tiro lhes sai pela culatra...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

– Bem, segundo o Papa o inferno não existe. Porém, a direita da Igreja católica insiste que sim, ao invés de agradecer a Francisco.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO