CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Camilo Irineu Quartarollo avatar

Camilo Irineu Quartarollo

Autor de nove livros, químico, professor de química, com formação parcial em teologia e filosofia.

48 artigos

blog

A terra prometida

Sem amor, respeito e liberdade a Terra prometida é promessa do inferno

Governo retirou nesta quarta (16) nove brasileiros da Faixa de Gaza e os levou para o Egito; de acordo com o Itamaraty, eles cruzaram a fronteira pelo posto de Rafah, foram recebidos por dois funcionários da Embaixada do Brasil no Egito e levados ao Cairo, capital egípcia, onde estão hospedados em hotéis (Foto: Valter Lima)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Os palestinos e judeus são filhos de Abraão e este patriarca recebeu anjos em sua tenda, quando interveio por Sodoma e Gomorra. Suplicou, argumentou exaustivamente com Deus, alegando que não se pode fulminar cidades inteiras onde estejam pessoas inocentes!

Para fortalecer a fé e hospitalidade de Abraão, os peregrinos celebram a Festa das Tendas, com o improviso de cabanas cobertas por folhas de figueira ou ao relento, convivem no abrigo precário ricos e pobres e mesmo judeus palestinos, fora da zona de conforto. No findar da festa deste ano, Israel foi duramente atacado pelo Hamas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Apesar do ato cruel, entretanto, a resposta bélica contra Gaza ocupada é desproporcional. A população inocente está exposta aos mísseis e ao terrível fósforo branco, o qual nem com água se apaga e é condenado pelas organizações dos direitos humanos. Já morreram inocentes, civis, jornalistas e funcionários da ONU. 

Nem a Lei do Talião é ataque indiscriminado, pois detalha, “olho por olho, dente por dente”, não é reparação generalizada. Jesus aboliu essa lei pela do amor e perdão. Gandhi foi incisivo ao afirmar que pela lei do talião “acabaremos todos cegos e desdentados”, e acrescento com pesar, acabaremos todos mortos, inclusive o planeta. Essa lei favorece um ciclo vicioso de vinganças fratricidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A lei do ‘amor aos inimigos’ parece enfadonha, mas o ódio já provocou e provoca muitos males não aos inimigos, mas a quem se municia da mágoa, como o primogênito da parábola do Filho pródigo. 

Os valores de lealdade, hospitalidade, justiça e misericórdia, estão presentes em todas as culturas. Em muitos povoados pobres, aproveita-se o calor do forno comunitário para assar pães e carnes. As famílias amassam os pães e levam ao mesmo  forno da vila, não vale a pena fazer um único pão para se comer a sós. Por que não dois estados ou um estado com dois povos? Ou, como diz Isaías, que “o lobo e o cordeiro pastem juntos... o leão coma palha com o boi... que não se faça mal nem dano algum em todo o santo monte”. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O fenômeno Jesus cresceu pela corrente de solidariedade entre os mais vulneráveis. As reaparições do ressuscitado são na hora da partilha, da refeição, como um deles, podendo comer e beber juntos, como sinal perpétuo de humanidade. A marca indelével do cristianismo, patrimônio imaterial que nos torna humanos é a celebração da partilha, com religião ou não. O cristianismo não são as seitas fanáticas de fundamentalistas, de círculos fechados e opressores, Jesus se vinculou ao pão como se fosse o seu próprio corpo sacramental.

A terra prometida não está na Patagônia, Uganda, Congo, nem mesmo é o antigo mapa da Palestina de Josué. A terra prometida é a presença cuidadosa de uns pelos outros, quando o divino se faz presente e cria relações sadias, o mundo, a vida. Sem amor, respeito e liberdade a Terra prometida é promessa do inferno.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO