CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Davidson Magalhães avatar

Davidson Magalhães

Deputado federal pelo PCdoB da Bahia e integrante da CPI do BNDES

6 artigos

blog

A vida e a política não perdoam quem perde as oportunidades

O final do mês de dezembro, até agora, tem reservado uma conjuntura favorável. O movimento pró-impeachment amargou um forte esvaziamento nas ruas. O STF derrotou o rito golpista. Cunha vê corroída a sua pretensa majestade

Bras�lia - Presidente da C�mara dos Deputados, Eduardo Cunha, se re�ne com l�deres dos partidos na C�mara (Marcelo Camargo/Ag�ncia Brasil) (Foto: Davidson Magalhães)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ano de 2015, que teima em não terminar, foi marcado por grande instabilidade política e uma crise econômica que paralisa o país e sinaliza regressão nos avanços sociais conquistados nos últimos doze anos.

A dimensão e complexidade das principais variáveis que compõem a equação desta conjuntura de crise e instabilidade podem ser sintetizadas: recessão econômica, fim do ciclo das commodities, operação Lava Jato e suas consequências políticas e sobre o setor produtivo de petróleo-gás e infraestrutura; fragilidade da base política de apoio ao governo, o rompimento do vice-presidente Michel Temer e o seu ativismo golpista, a baixa popularidade da presidenta e a abertura do processo de impeachment. Este quadro exige para seu enfrentamento e superação um novo arranjo político e uma política macroeconômica de retomada do crescimento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A frente política dirigida pelo consórcio PT-PMDB, hegemonizado por um núcleo de condução petista em torno da presidenta, demonstrou ao longo do ano ser um arranjo limitado e insuficiente para garantir uma estabilidade política que possibilite a retomada do desenvolvimento econômico. Mesmo com os avanços ocorridos na articulação política da presidenta, a sua configuração ainda não leva em consideração a crise interna do PMDB, a posição adotada pelo Temer, as dificuldades vivenciadas pelo PT, o desgaste da presidenta, e a necessidade urgente da formação de uma frente política real e programática para barrar o impeachment e superar a paralisia que atinge o país.

O final do mês de dezembro, até agora, tem reservado uma conjuntura favorável. O movimento pró-impeachment amargou um forte esvaziamento nas ruas. O STF derrotou o rito golpista. Eduardo Cunha, desmoralizado, vê corroída a sua pretensa majestade. O Congresso Nacional aprovou as peças orçamentárias 2016. O mensalão tucano tem o primeiro condenado, Eduardo Azeredo. Picciani retornou à liderança do PMDB e Temer é esvaziado como expectativa de polo de poder. A conjugação destes acontecimentos abre uma oportunidade especial para a retomada da iniciativa política em outro patamar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A presidenta Dilma tem diante de si uma nova oportunidade. Estruturar um núcleo de direção político amplo, com condições de construir e dirigir uma firme base de sustentação no parlamento e na sociedade. Definido o novo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, espera-se que repactue uma agenda do crescimento com os movimentos sociais e o setor produtivo. São estes os grandes desafios do momento. Que a presidenta inicie 2016 com passos firmes para superação do atual impasse.

Adeus 2015!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO