CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Tereza Cruvinel avatar

Tereza Cruvinel

Colunista/comentarista do Brasil247, fundadora e ex-presidente da EBC/TV Brasil, ex-colunista de O Globo, JB, Correio Braziliense, RedeTV e outros veículos.

1003 artigos

blog

A volta ao normal mostra a derrota do bolsonarismo

"Na normalidade democrática, não há lugar para o neofascismo, para o golpismo, para o obscurantismo e o negacionismo mais rudimentares. As trevas estão passando e não terão vez em 2022", avalia a jornalista Tereza Cruvinel sobre o quadro que surgiu das eleições municipais

(Foto: Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Tereza Cruvinel 

Para lá da derrota de Bolsonaro e do bolsonarismo,  do êxito da direita neoliberal não fascista, do sucesso moderado mas reafirmador do protagonismo da esquerda, para lá das perdas e ganhos de cada partido,  os resultados da eleição de domingo falam da volta à normalidade. E na normalidade, não há lugar para aventuras autoritárias e extremistas, como o bolsonarismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não tivemos Sergio Moro vazando delações na semana eleitoral nem a Lava Jato demonizando o PT ou qualquer partido;  não tivemos ninguém sendo adorado como mito ou demonizado como fonte do mal; não houve lugar para a antipolítica nem para a polarização raivosa; o antipetismo não morreu mas os petistas deixaram de ser acossados nas ruas ou chamados de petralhas; as  fake news foram contidas e não houve ninguém arrancando com os dentes  o dedo de outro, como em 2018.

E este aceno à normalidade talvez tenha sido o melhor saldo  e a melhor promessa do pleito. O Brasil vai deixando para trás o ambiente envenenado do período 2016-2018,  no qual a democracia foi dilacerada pelo golpe dissimulado de impeachment contra Dilma e a justiça foi utilizada como “law fare” para impedir que o candidato Lula concorresse e ganhasse a eleição presidencial.  Aliás, o começo de tudo foi em 2014, quando Aécio Neves, tal como Trump hoje, não reconheceu a vitória de Dilma, abrindo caminho para a violação da vontade popular.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O ódio ao outro, a descrença na política e a crença de que Bolsonaro era o mito salvador, o anti-tudo-que-está-aí,  estão custando muito ao Brasil. Custando inclusive milhares de vidas, pelo descaso e o negacionismo de Bolsonaro na pandemia.  O cair é da ficha é que explica o fracasso dos candidatos apoiados pelo presidente, o grande derrotado do pleito.

Mas a volta à normalidade, ou o início dela, não será uma volta a 2014 ou 2016, naturalmente. Ocorreram mudanças  na distribuição do poder entre as forças políticas convencionais, juntamente  com a derrota do bolsonarismo que que ameaçou a democracia, destruiu conquistas, isolou e desmoralizou o país internacionalmente e promete para o ano que vem o caos econômico e social.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na redistribuição, estamos vendo que o conjunto de partidos da direita não fascista levou a melhor, conquistando mais prefeituras em capitais e no interior.  Mas que entre estes partidos, os do núcleo duro do Centrão, como PP e PSD, foram melhor sucedidos. E não exatamente por apoiarem vacilantemente o governo, mas por terem ampliado bancadas, cooptando quadros de outras siglas, e com isso abocanhado mais tempo de TV e mais recursos do fundo partidário. Estamos vendo também, nesta seara, o Democratas, que já andou tão desmilinguido, saiu-se mais musculoso, reelegendo prefeitos em Curitiba e Florianópolis, conquistando Salvador e chegando ao segundo turno no Rio. E que o velho MDB segue lentamente em declínio, passando agora para menos de mil prefeituras. Tendo ido para a extrema-direita em 2018, o eleitor faz agora sua meia volta, dizendo que é hora de voltar ao normal, de valorizar quem é conhecido e experimentado. E fez isso com uma parada no centro  conservador.

Na esquerda, forçam a barra os setores da mídia que falam em derrota,  depois de o PSOL ter levado Boulos ao segundo turno, de Manuela Dávila, do PC do B, também ter chegado lá em Porto Alegre, ou de Edmilson Valentin ter feito o mesmo em Belém. No conjunto, as vitórias do PSOL falam de renovação e frescor mas a esquerda, no conjunto,  acumulou e ampliou forças. Mesmo que individualmente seus partidos, fora o PSOL,  não tenham colhido grandes vitórias,  juntos eles demarcaram o campo progressista.  É verdade que o PT encolheu em número de prefeituras, mas é o partido que mais concorre no segundo turno, podendo recuperar-se ainda nas grandes cidades. No segundo turno, pode ganhar em Recife e em Vitória.   Ainda assim,  para um partido jurado de morte pela direita e a extrema direita,  sobreviver já foi vitória.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mais uma vez as esquerdas aprenderam a velha lição sobre a divisão. Quantos resultados não teriam sido diferentes se tivesse havido unidade?  As alianças no segundo turno serão um ensaio para 2022. Em São Paulo, a rapidez com que o PT apoiou Boulos, incondicionalmente, falou de aprendizado. Mas haverá problemas mesmo agora. Quem dirá em 2022.  Passado o segundo turno, que comecem a conversar de fato.

Para todos, outro tempo está começando. Este início da volta à normalidade tem tudo a ver com a derrota de Bolsonaro e dos bolsonaristas. Na normalidade democrática, não há lugar para o neofascismo, para o golpismo, para o obscurantismo e o negacionismo mais rudimentares. As trevas estão passando e não terão vez em 2022.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO