CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Henrique Abrão avatar

Carlos Henrique Abrão

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo

159 artigos

blog

Abertura ou fechamento de capital?

Enquanto até na China milhares de empresas se socorrem do capital versátil, no Brasil, nosso presente é nebuloso e o futuro sombrio por conta dos manipuladores que somente enxergam no mercado o próprio umbigo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Nossos festejados mecanismos de abertura de capital das grandes empresas na bolsa de valores estão próximo de completar uma década e o ritmo ditado hoje poderá ser no sentido de uma reflexão do fechamento espontâneo ou forçado.

Indaga-se a propósito a respeito da tentativa da BR Distribuidora, que teve seu capital fechado em 2003, voltar ao nível de governança corporativa. A primeira coisa que os investidores e minoritários devem fazer é questionar: Qual a verdadeira finalidade?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Depois de sair da bolsa, quer tornar a voltar, com a do mão controlador e sob luzes fortes de uma das mais pesadas investigações da história contemporânea. Fizeram o que quiseram com nossos fundos que doravante devem ser chamados fundos sem pensão, porque estão depauperados e totalmente inseguros para remunerar os empregados no porvir.

Pior do que isso somente aqueles casos de aplicadores em bancos falidos, cujo fundo garantidor de crédito apenas fará única remuneração. Explico: se tivermos 20 mil empregados de um determinado fundo aplicando 250 milhões nos investimentos de uma casa bancária em estado de insolvência, a remuneração máxima não passará de 250 mil reais, teto máximo, e o que acontecerá com o remanescente dos prejudicados? O caminho será de processar o gestor ou de habilitar o crédito na quebra.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bem o momento está a demonstrar que mais e mais empresas batem em retirada da bolsa. Quais seriam os principais motivos? Apontaremos no mínimo cinco. O primeiro falta de fiscalização. O segundo a ausência de punição. O terceiro o mercado recuando com baixo consumo e desinvestimento. O quarto o descrédito e a desconfiança. E o último a total ausência de sinergia entre os rentistas e as empresas no mercado de capitais.

Além disso, nível de governança 1 ou 2, tanto faz, não garante nada. Foram evaporados nos últimos três anos, de grandes empresas, mais de R$ 70 bilhões de reais, soma que é bem menor do que prejuízo coletivo causado aos minoritários, que terão a chance e a grande oportunidade de minimizar essa realidade nos EUA, nas ações em andamento.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que é fundamental assinalar diz respeito às perdas. Não foram perdas de risco, mas sim provenientes do cometimento de atos ilícitos, retirando da empresa Petrobras mais de R$ 50 bilhões por meio de esquemas os quais hoje se constituem fato notório. E qual a pretensão da abertura do capital da BR Distribuidora que tem bom nome junto ao mercado e distribui todos os produtos de sua controladora?

Não seria a escassez de combustível, mas a penúria de recursos para investimentos. Mas, antes de mais nada, o movimento cíclico de fechar e abrir precisa ser devidamente explicado, pois se uma tem um caixa que gera lucro a outra, que tem o controle, é campeã em distribuir e socializar prejuízos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bem interessante assinalar que esses fundos de pensão jamais poderiam aplicar recursos de seus empregados e funcionários aleatoriamente sem um mínimo de segurança, de hedge, ou securitização da operação, mormente de somas elevadas. O controle da previdência complementar deveria estar atento e monitorar uma a uma para apontar as responsabilidades dos gestores.

Finalmente, o futuro incerto acarretará estranheza e muito provavelmente pedirão aportes para tentar reduzir as perdas. Nesse estágio do mercado de capitais do País, enquanto não houver uma faxina completa, punição e responsabilidade, não de pagar a multa que é irrisória para a seguradora, mas de punir com pena de dez anos a inabilitação, continuaremos na contramão da história.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Enquanto no primeiro mundo e até na China milhares de empresas se socorrem do capital versátil, no Brasil, cada vez mais, pelo passado recente, nosso presente é nebuloso e o futuro sombrio por conta e risco dos manipuladores, dos predadores e daqueles inescrupulosos que somente enxergam no mercado o próprio umbigo.

A se permitir a continuidade em igual toada, nosso mercado de capitais será apenas um sinal do desmantelamento e esquartejamento da transparência, governança corporativa, e sobretudo provocado pelo preço irreparável da impunidade. Com a palavra o xerife!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO