CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Mezavila avatar

Ricardo Mezavila

Escritor, Pós-graduado em Ciência Política, com atuação nos movimentos sociais no Rio de Janeiro.

415 artigos

blog

“Abre a porta e a janela e vem ver o sol nascer”

Os Novos Baianos marcaram o cenário musical brasileiro, utilizando uma mistura rítmica de vários gêneros como a bossa nova, o choro, o rock e o baião

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A cultura brasileira perdeu um de seus maiores expoentes, o cantor e compositor Moraes Moreira, aos 72 anos. A obra de Moraes Moreira e a sua rica biografia ficarão eternamente gravadas na história da música.

Moraes foi membro do fantástico grupo Novos Baianos formado, entre outros, por Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Galvão e Paulinho Boca de Cantor. O grupo gravou em 1972 o disco Acabou Chorare, apontado pela revista Rolling Stones como o melhor disco de música popular brasileira de todos os tempos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O grupo Novos Baianos teve origem na Bahia no fim da década de 1960 e influenciou a vida de muitos compositores. Marcaram o cenário musical brasileiro, utilizando uma mistura rítmica de vários gêneros como a bossa nova, o choro, o rock e o baião. 

Moraes teve uma brilhante carreira solo, tendo gravado mais de quarenta discos. Sucessos como Festa no interior, parceria com Abel Silva, Meninas do Brasil, parceria com Fausto Nilo, estarão tocando para alegria de futuras gerações.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

As canções do disco Acabou Chorare, a maioria em parceria com Galvão, já são eternas. Assisti Moraes Moreira várias vezes em shows no Circo Voador e, o último,  no Parque das Ruínas em Santa Teresa.

Vivemos tempos sombrios demais, coincidência ou não, desde que esse governo assumiu, uma pressão negativa na atmosfera tenta nos manter presos à inércia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aí vem a notícia da morte de alguém que trouxe alegria, união e fraternidade para esse mundo. Quem não queria ter vivido um dia na vida dos Novos Baianos?

Temos que nos libertar desse fardo baixo astral, abrir a porta e a janela e ver o sol nascer, porque no canto do cisco, no canto do olho, a menina dança e se você fecha o olho a menina ainda dança.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO