CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Simone Nascimento avatar

Simone Nascimento

Jornalista, integra a coordenação Estadual do MNU (Movimento Negro Unificado), o movimento RUA- Juventude Anticapitalista e a Marcha Das Mulheres Negras de São Paulo. Apresentadora do programa É Nós Por Nós, na TV 247

4 artigos

blog

Ação Popular pede maior transparência na divulgação de dados sobre a pandemia do coronavírus em São Paulo

"Segundo a organização internacional Open Knowledge Brasil, o Estado de São Paulo figura como destaque em ausência de informações sobre o número de internações, de testes aplicados e de testes disponíveis"

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na última quinta (21/05) protocolei junto com Guilherme Boulos, Luiza Erundina, Ivan Valente, Josélicio dos Santos, Isa Penna e Juliano Medeiros uma Ação Popular, na Justiça de São Paulo, que pede maior transparência na divulgação de dados sobre a pandemia do coronavírus em São Paulo. Eu vou explicar um pouquinho os motivos que nos levaram a apresentar.

Segundo a organização internacional Open Knowledge Brasil, o Estado de São Paulo figura como destaque em ausência de informações sobre o número de internações, de testes aplicados e de testes disponíveis.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Com situação ainda mais grave na cidade de São Paulo, já que a Prefeitura orientou gestores públicos da área da saúde a deixar de notificar casos confirmados da doença sob a alegação de que casos leves não poderão ser testados por falta de exames, dificultando a estimação da real dimensão da propagação do vírus. 

Sabemos que mesmo casos leves transmitem o vírus e que o alto número de subnotificação de casos em São Paulo e no Brasil dificulta em muito o planejamento de ações para se combater a Covid19 de forma mais concreta. Além de dificultar o alerta ao conjunto da nossa população da gravidade que é essa pandemia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pedimos que sejam publicadas e divulgadas de forma acessível à população informações acerca do número de leitos totais e ocupados por tipo de unidade e sua localização; quantidade de testes por dia disponibilizados pela rede pública, municipal e estadual; e informações reais aos casos de síndrome respiratória aguda grave e de óbitos. E quando referir a profissionais de saúde, todos os dados deverão ter apresentados as indicações de gênero, raça/etnia e idade.

Óbvio que não basta protocolar a Ação Popular, é necessário que sigamos no acompanhamento dela e pelas redes sociais eu vou continuar a informar em que pé estamos de mais essa iniciativa.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO