CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ediel Ribeiro avatar

Ediel Ribeiro

Jornalista, cartunista e escritor

169 artigos

blog

Adão Iturrusgarai, cartunista da 'Folha de S. Paulo', lança livro com notas autobiográficas de viagem

“Paris por Um Triz - Aventuras de um Cartunista” é seu primeiro livro só com textos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rio - Adão Iturrusgarai é um cartunista que também sabe batucar nas 'pretinhas'; como diríamos nós, os velhos jornalistas.

Tanto que acaba de lançar pela Zarabatana Books, “Paris por Um Triz - Aventuras de um Cartunista”, seu primeiro livro só com textos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando penso em Adão escrevendo em sua casa, na Patagônia, imagino um cartunista barbudo ao lado de um copo, uma garrafa de uísque, um gato, e cotocos de cigarros - eventualmente, um ou outro baseado -  enfileirados em um cinzeiro cheio, ao lado da máquina de escrever, cercado por suas tirinhas cheias de sexo, palavrões, e deboche, em um quarto cheio de fumaça e um terrível cheiro de nicotina e café invadindo o ambiente.

O estereótipo faz jus à fama do cartunista. Iturrusgarai é um dos nossos cartunistas malditos. Embora não saiba desenhar, como diziam Jaguar e o saudoso Nani, é um dos melhores. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Eu já tinha lido algumas dessas histórias através do ‘Correio Elegante’, a newsletter semanal do autor, que ele gentilmente me enviava toda semana. Agora, reunidas em livro, as aventuras de Adão Iturrusgarai em Paris, nos anos 90, estão muito melhores.

A autobiografia, com pitadas de ficção, conta as inúmeras tentativas do autor para publicar seus cartuns e histórias em quadrinhos nas revistas e nos jornais franceses. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lembrei das aventuras do Henfil, em Nova York, para tentar publicar os Fradinhos nos EUA, algumas contadas em seu livro ‘Cartas da Mãe’. Não sei se Adão teve mais sorte que o cartunista mineiro, só vamos saber no final do livro.

Nas 264 páginas do livro vamos acompanhar as aventuras, euforias e desilusões que “Adaô” - era assim que ele era chamado por lá - passou na ‘Cidade Luz’, até publicar  nas revistas ‘Chacal Puant’ e ‘Flag’. E claro, não poderiam faltar os encontros amorosos ou os desencontros, para infelicidade total do protagonista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Adão Iturrusgarai é cartunista, humorista, escritor e artista plástico. Nascido em Cachoeira do Sul,  no Rio Grande do Sul, atualmente reside em Gaiman, uma colônia galesa encravada na Patagônia.

O cartunista  publicou seu primeiro desenho aos dezessete anos, no Jornal do Povo, de sua cidade natal. Aos dezoito, mudou-se para Porto Alegre. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Atualmente publica suas tira diárias no jornal ‘Folha de São Paulo’ e colabora com a revista ‘Caros Amigos’. Foi roteirista de humor para programas de televisão e lançou diversos livros de histórias em quadrinhos. Muitos traduzidos em outros países. Já expôs em Bruxelas, Porto Alegre e São Paulo.

É casado com Laura, com quem tem dois filhos: Olívia e Camilo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO