CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik é jornalista. Já atuou em publicações como Jornal da Tarde, Istoé, Senhor, Careta, Interview e Manchete. É autor de treze livros, dentre os quais "Porque não deu certo", "O Cofre do Adhemar", "A guerra do apagão" e "O domador de sonhos"

2483 artigos

blog

Adiar eleições é golpe de mau perdedor

"Falar em adiar as eleições sempre foi um mau sinal na história política brasileira", escreve Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia. "É público e notório que Bolsonaro é mau perdedor e fará tudo o que for possível e impossível para não se associar a derrotas nas principais capitais do país em outubro, que poderão abalar ainda mais o já abalado bolsonarismo"

(Foto: Isac Nobrega - PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Alex Solnik, do Jornalistas pela Democracia

Assim como quem não quer nada, o ministro da Saúde plantou a ideia de adiar as eleições municipais deste ano.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, caramba, ele é o ministro da Saúde ou presidente do TSE? Até onde se sabe é o Tribunal Superior Eleitoral quem responde pelo calendário eleitoral em todo o país e não o ministro da Saúde.

A ser assim, o TSE passará a cuidar do coronavírus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A alegação dele não é nem o tempo exíguo, mas que as campanhas poderão ser contaminadas pelo tema.

É claro que serão e aí é que está a sua preocupação política: está na cara que o governo vai perder de lavada se a disputa ocorrer logo a seguir a esse pandemônio.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Candidato aliado a Bolsonaro estará frito.  

É isso que o ministro tenta evitar com o papo de adiamento: um desastre eleitoral. E um desastre municipal em outubro poderá significar fiasco federal em 2022. Se Bolsonaro durar até lá, é claro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aproveitando a deixa, o deputado Aécio Neves chuta o balde: quer adiar a disputa pelas prefeituras não para novembro ou dezembro, mas para 2022.

Falar em adiar as eleições sempre foi um mau sinal na história política brasileira. Às vezes pode querer dizer adiar para sempre.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando se começa a mexer no calendário eleitoral muitas surpresas desagradáveis podem acontecer, principalmente nessa conjuntura de arrepiar, em que o tema “estado de sítio” veio à baila.

Rodrigo Maia fez bem em cortar a conversa, disse que não fala disso antes de agosto, mas certamente os governistas vão bater nessa tecla como uma solução humanitária etc e tal enquanto os que defendem a democracia não deverão abrir mão da única arma que temos: o voto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

É público e notório que Bolsonaro é mau perdedor e fará tudo o que for possível e impossível para não se associar a derrotas nas principais capitais do país em outubro, que poderão abalar ainda mais o já abalado bolsonarismo.

A sugestão do ministro da Saúde foi o primeiro balão de ensaio dessa estratégia.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO