CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Alberto Mattos avatar

Carlos Alberto Mattos

Crítico, curador e pesquisador de cinema. Publica também no blog carmattos

254 artigos

blog

Afeganistão no feminino

A vida doméstica e amorosa muitas vezes tem a doçura de um inferno. A coprodução afegã-iraniano-francesa Hava, Maryam, Ayesha narra três histórias exemplares envolvendo casamento e gravidez

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

"Hava, Maryam, Ayesha" narra três histórias exemplares envolvendo casamento e gravidez no Afeganistão, onde a vida doméstica das mulheres pode ser um inferno.

Cabul, 2019. O clima de violência de um país em conflito interno e externo torna a vida das mulheres especialmente perigosa. No entanto, elas não precisam sair de casa para estar em risco. A vida doméstica e amorosa muitas vezes tem a doçura de um inferno. A coprodução afegã-iraniano-francesa Hava, Maryam, Ayesha narra três histórias exemplares envolvendo casamento e gravidez. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na primeira, a humilde Hava (Arezoo Ariapoor), em estado adiantado de gestação, vive escravizada pela família do marido, ele próprio um machão insensível, interessado somente em agradar os amigos. Hava sofre uma queda e não tem quem a socorra. 

Sem que haja propriamente uma conclusão desse espisódio, já passamos para o segundo, em que a apresentadora de televisão Maryam (Fereshta Afshar) recusa uma proposta para ser modelo. Diferente de Hava, Maryam é mulher culta e relativamente empoderada. Ainda assim, está fragilizada pela recente descoberta de que está grávida do ex-marido, que a traía e agora a assedia tentando reconciliar-se. As memórias do casamento fracassado retornam, inclusive pelo figurino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A terceira história, a mais rica dramaticamente, é de Ayesha (Hasiba Ebrahimi), jovem que, desiludida com a perda do seu grande amor, aceita casar-se com o primo, que não ama. Vizinha de Hava, Ayesha sofre semelhante exclusão da vida social, mesmo no papel de noiva. Ela precisa com urgência esconder do noivo que está grávida do namorado anterior. 

Os três episódios separados vão confluir para um encontro final, tão silencioso quanto a maior parte do filme, e que indica a similitude dos destinos das mulheres afegãs, independente de suas diferenças de classe e cultura. Não é o grito, mas o silêncio que soa como a linguagem dessas mulheres em estado de aflição. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Este é o primeiro filme de ficção de Sahraa Karimi, diretora nascida e criada em Teerã, formada na Eslováquia e na República Tcheca. Ela é a primeira mulher a ter um PHD em cinema no Afeganistão e ocupar cargo de direção da Afghan Film Organisation. Seu estilo é sóbrio, de poucos diálogos e foco centrado nas reações faciais de suas protagonistas. O detalhismo com que reproduz os fragmentos de cotidiano diz muito da sua experiência em documentários sobre a situação das mulheres afegãs.

Hava, Maryam, Ayesha está nas plataformas Now, Google Play, Apple TV, Youtube Movies e Vivo Play.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vejam o trailer:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO