Alexandre Moraes no STF é como ter o goleiro Bruno na delegacia da mulher

Por que não há indignação com o indicado de Temer? Moraes no STF personifica a velha metáfora da raposa no galinheiro. É como se o goleiro Bruno assumisse a delegacia de proteção à mulher. Ou ter Suzane Von Richthofen homenageada no dia dos pais

Brasília- DF- BRaisl- 29/09/2016- O Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, participa da abertura da reunião do Conselho Nacional dos secretários de justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária - CONSEJ/Foto:Isaac Amorim/MJC
Brasília- DF- BRaisl- 29/09/2016- O Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, participa da abertura da reunião do Conselho Nacional dos secretários de justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária - CONSEJ/Foto:Isaac Amorim/MJC (Foto: Felipe Pena)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O diálogo do senador Romero Jucá com o ex-senador Sérgio Machado, gravado no ano passado, antes do impeachment e com a participação de Sarney e Renan Calheiros, era um prenúncio do que acontecerá com a nomeação de Alexandre Moraes para o STF.

Machado: "É um acordo. Botar o Michel num grande acordo nacional."

Jucá: "Com o Supremo, com tudo."

continua após o anúncio

Machado: "Com tudo. Aí parava tudo."

Jucá: "É. Delimitava onde está. Pronto."

continua após o anúncio

Ontem, o procurador-geral da República ofereceu denúncia ao STF contra os personagens dessa gravação por tentativa de obstrução da Lava-jato. O mesmo STF que terá um ministro filiado ao PSDB, com passagem pelo PMDB, e que será o revisor da Lava-jato no plenário. Um ministro que é amigo íntimo desses personagens e deve sua nomeação para o Supremo a um deles, Temer, e deverá sua aprovação a dois deles, Jucá e Renan.

Ou seja, Moraes é, no mínimo, inadequado para a função. Imaginem o tamanho da indignação caso Dilma indicasse seu ministro da justiça, José Eduardo Cardozo, para o cargo! E que diriam os comentaristas esportivos se o presidente da federação russa de atletismo fosse indicado para o comitê anti-doping do COI?

continua após o anúncio

Então por que não há indignação com o indicado de Temer? Moraes no STF personifica a velha metáfora da raposa no galinheiro. É como se o goleiro Bruno assumisse a delegacia de proteção à mulher. Ou ter Suzane Von Richthofen homenageada no dia dos pais.

Ainda me surpreendo com os argumentos a favor de seu nome. Dizem que ele só exercerá a função de revisor da lava-jato caso um presidente de poder seja denunciado. Mas se esquecem de dizer que, só na primeira delação da Odebrecht, há três presidentes citados: Temer (43 vezes), Rodrigo Maia e Eunício de Oliveira, respectivamente MT, Botafogo e Índio, conforme descrito nas planilhas da corrupção.

continua após o anúncio

Além disso, há outras "inadequações" que estão sendo ignoradas. Permitam-me enumerá-las:

Moraes é apoiado pela bancada da bala, um grupo de parlamentares financiado pela indústria armamentista. No ano passado, disse que o país deveria investir menos em pesquisas e mais em armamento.

continua após o anúncio

Moraes é contra a descriminalização da maconha, uma estratégia para enfrentar o poder do tráfico e a violência que é utilizada com sucesso em diversos outros países.

Moraes foi responsável por uma gestão truculenta e repressiva quando foi secretário de segurança pública em São Paulo, sempre colocando a força acima da lei, como no caso das remoções em áreas populares.

continua após o anúncio

Moraes já mostrou que gosta de vazamentos seletivos. Em outubro, durante um comício em Ribeirão Preto, deu declarações que sugeriam a prisão iminente de Antonio Palocci, o que aconteceu dias depois.

Moraes foi advogado de Eduardo Cunha, que, apesar, de ter perdido o foro especial, poderá ser julgado no STF caso o processo envolva um político com mandato, o que é bem provável.

continua após o anúncio

Moraes escreveu em sua tese de doutorado que o indivíduo que exerce cargo de confiança no governo não pode ser indicado para o STF.

Em última instância, portanto, é o próprio Moraes que se considera inadequado para assumir uma cadeira no STF. Eu apenas concordo com ele.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247