CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Bepe Damasco avatar

Bepe Damasco

Jornalista, editor do Blog do Bepe

574 artigos

blog

Algumas reflexões sobre o alarmismo na esquerda

(Foto: Felipe Campos Melo)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Caso se confirmassem as previsões apocalípticas feitas, na melhor das intenções, por importantes vozes da esquerda e do campo progressista, o cenário desta quarta-feira, 8 de setembro seria de terra arrasada.

As imagens das sedes do Congresso Nacional e do STF, depois de invadidas pelas hordas fascistas e incendiadas, percorreriam o mundo, enquanto os militantes do campo popular cuidariam de seus feridos e até pranteariam seus mortos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A arruaça criminosa teria os efetivos da Polícia Militar rebelados na linha de frente, apoiados por setores das forças armadas e das polícias civil e federal.

Estamos todos aliviados por nada disso ter se confirmado. Mas quem entre nós não leu textos alertando os democratas e socialistas para a iminência desses ataques terroristas no 7 de setembro?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O alarmismo gerou apreensão e medo do nosso lado e os atos do Grito dos Excluídos e do movimento Fora Bolsonaro acabaram esvaziados.

Claro que os descerebrados que babam de ódio e apoiam cegamente seu chefe poderiam perfeitamente ter protagonizado todas as barbaridades antevistas por várias cabeças pensantes da esquerda.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem sou eu para dar conselho a quem quer que seja, mas algumas doses de cautela e racionalidade são sempre bem-vindas. 

Como, por exemplo, enxergar perigo de confronto no Rio se os atos dos fascistas e da oposição de esquerda estavam separados por mais ou menos 15 quilômetros, que é a distância entre o Centro da cidade e Copacabana?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como dar como favas contadas que as tropas da PM seriam as molas propulsoras do golpe se o motim não contava com a cumplicidade da maioria esmagadora dos comandantes e de nenhum governador?

Não acredito, por óbvio, na convicção democrática de soldados, oficiais e comandantes da PM. Todos sabem que o bolsonarismo grassa nas PMs de todos os estados.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas daí a cravar que eles estão prontos para marchar pela ruptura da ordem constitucional vai uma distância. A premissa básica para que isso ocorra é a existência de clima de deterioração completa das instituições da democracia, o que ainda não vivemos no Brasil.

No fim, a montanha pariu um ratinho. Bolsonaro mostrou mais uma vez que é um tigre desdentado, um cão hidrófobo que late, mas não morde. Seu sonho dourado de dar um golpe de estado e implantar uma ditadura esbarra na realidade: o capitão não tem força nem apoio suficiente para essa aventura golpista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na minha visão, pouco importa a quantidade de fanáticos que se mobilizaram para a micareta de 7 de setembro, afinal 25% de seguidores é percentual mais do que suficiente para colocar gente na rua.

Embora contassem com dinheiro a rodo e tenham sido convocadas  pessoalmente por Bolsonaro ao longo dos últimos dois meses, as manifestações antidemocráticas ficaram bem distantes de atingir a expectativa de público projetada pelo delírio bolsonarista.

Em São Paulo, por exemplo, compareceram algo em torno de 125 mil pessoas, quando os organizadores esperavam 2 milhões. Com dinheiro a rodo, os atos, no entanto, fracassaram no que se refere ao seu objetivo maior que era o de emparedar as instituições.

Ao contrário, em um efeito bumerangue o delinquente que ocupa a presidência da República cavou ainda mais fundo seu isolamento ao acrescentar mais crimes à sua longa lista de delitos.

Olhando para frente, estão dadas as condições para a realização de uma megamanifestação pelo impeachment de Bolsonaro, seja para responder às mobilizações da extrema-direita, ou porque o Brasil não suporta mais ser governado por um criminoso do calibre de Bolsonaro.

Oxalá prevaleça a tese da unidade de todas as forças que desejam livrar a nação desse pesadelo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO