CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcus Atalla avatar

Marcus Atalla

Graduação em Imagem e Som - UFSCAR, graduação em Direito - USF. Especialização em Jornalismo - FDA, especialização em Jornalismo Investigativo - FMU

67 artigos

blog

Angela Merkel confessa: EUA e União Europeia nunca quiseram paz na Ucrânia

(Foto: Reprodução/Zeit Online)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A ex-chanceler alemã, Angela Merkel confessa em entrevista ao jornal alemão Zeit Online, que EUA, União Europeia e Kyiv nunca pretenderam implementar os acordos de paz de Minsk de 2014.  Apenas esperavam ganhar tempo para armar a Ucrânia. Segundo ela, a manobra deu certo, pois a Ucrânia aproveitou o tempo ganho para se fortalecer.

“Estava claro para todos nós que o conflito estava congelado, mas o problema não havia sido resolvido, mas isso deu à Ucrânia um tempo precioso”. “A Guerra Fria nunca terminou porque a Rússia não foi pacificada e a OTAN deveria ter reagido mais rapidamente à agressividade da Rússia", disse ela.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Merkel também disse que “a Ucrânia 2014/15 não é a Ucrânia de hoje. Como visto na batalha por Debaltsevo...Putin poderia facilmente tê-los capturado então. E duvido muito que os países da OTAN pudessem ter feito tanto quanto fazem hoje para ajudar a Ucrânia.”

Em julho de 2022, em uma entrevista à mídia alemã, Petro Poroshenko, o qual se tornou presidente da Ucrânia após o golpe erigido pelos Estados Unidos, revelou que “os acordos foram apenas um truque”, o que foi dito por ele a seus apoiadores ainda em agosto de 2015.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Há 8 anos a Rússia vem sendo sancionada, nas várias vezes que o Kremlin pediu para se cessar às sanções, Angela Merkel repetira que era possível falar sobre o levantamento das sanções somente após a plena implementação das condições de “Minsk”. O que ela sabia que não aconteceria, pois, a Alemanha, Ucrânia e EUA acordaram em não respeitar o tratado.

O Presidente russo Putin declarou após a confissão de Merkel: “Para ser honesto, foi absolutamente inesperado para mim. É decepcionante. Falando francamente, não esperava ouvir isso da ex-chanceler, porque sempre assumi que a liderança alemã se comportava sinceramente conosco. Sim, é claro, estava do lado da Ucrânia, apoiou-a, mas ainda me pareceu que a liderança alemã sempre procurou sinceramente um acordo sobre os princípios que acordamos, no âmbito do processo de Minsk.”

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“Isto apenas mostra que o lançamento da Operação Militar Especial Russa foi a decisão certa. Acontece que ninguém iria cumprir esses acordos de Minsk. O objetivo era apenas bombear a Ucrânia com armas e prepará-la para operações de combate. Talvez devêssemos ter começado tudo isto mais cedo”.

“A confiança caiu para zero. Como negociar? Sobre o quê? E é possível negociar com eles? Onde estão as garantias? Já disse muitas vezes que estamos dispostos a assinar acordos, mas isso faz-nos pensar com quem estamos lidando”, disse Putin aos jornalistas em Bishkek, capital do Quirguistão, nesta sexta-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

[O acordo de Minsk foi um acordo assinado pela Ucrânia, Rússia, República Popular de Donetsk, e a República Popular de Lugansk, sob os auspícios da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em 2014. Com a finalidade de pôr fim aos conflitos entre o leste e o oeste da Ucrânia. No entanto, os acordos nunca foram respeitados pela Ucrânia]. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO