CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Hely Ferreira avatar

Hely Ferreira

Hely Ferreira é cientista político

98 artigos

blog

Antropologia dos sonhos

Embora não se tenha chegado ao fim da pandemia, continuamos com uma sociedade egocêntrica

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Quando o mundo grego viveu os primórdios do pensamento filosófico, o mesmo tinha como preocupação explicar a origem das coisas e dos deuses. Mas com o surgimento das pólis, o homem se tornou a principal preocupação dos pensadores. Foi nesse cenário que surgiram os sofistas. Grupo que para muitos devem ser considerados os primeiros antropólogos. 

O fato é que mesmo mudando de preocupação, os filósofos até em dias atuais, sabem que entender o ser humano é algo intrigante. Para tanto, basta observar a pluralidade de teorias com relação ao tema. E o desafio não se limita ao mundo da filosofia, mas se estende ao campo sociológico, histórico, teológico e tantos outros.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quando se tenta explicar o comportamento do indivíduo na sociedade, há muita celeuma. De um lado aqueles que defendem que a conduta maléfica se encontra amparada nas questões sociais e que vencendo as barreiras das desigualdades o problema estaria resolvido.

Por outro prisma, existem os que defendem que as práticas delituosas do ser humano são explicadas pela índole humana. Segundo os adeptos, a maldade é fruto da natureza humana. E que os relatos onde a guerra se faz presente majoritariamente na história da humanidade confirmam a teoria. Basta lembrar dos escritos de Tucídides.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No mundo contemporâneo, ficou sobre a responsabilidade de Kant o desejo de uma paz perpétua. Fato que nos parece cada vez mais distante de ocorrer. Que nos diga o fatídico 11 de setembro de 2001. E para completar, a guerra entre Rússia e Ucrânia, que tem causado mobilização de outros países, em clara demonstração da maioria em desacordo ao comportamento do governo russo. 

Muitos acreditavam que o século XXI, seria marcado pela paz entre os povos. Lamentavelmente, no primeiro ano do século em curso ocorreu um atentado terrorista que mudou completamente a maneira das relações internacionais. Da mesma forma há também quem acredite que com o fim da pandemia, teremos uma sociedade mais solidária. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ora, embora não se tenha chegado ao fim da pandemia, continuamos com uma sociedade egocêntrica. Milhares de crianças estão sendo retiradas do seu território pátrio e muitas famílias se separando com medo da morte.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO