Milton Tenório avatar

Milton Tenório

Milton Tenório é profissional liberal,ativista ambiental e morador de Aldeia.

7 artigos

HOME > blog

APA Aldeia Beberibe: um cenário de abandono e descaso do poder público

As mazelas são muitas, espalhadas por oito municípios que compõem a área, e a situação é crítica

APA Aldeia Beberibe: um cenário de abandono e descaso do poder público (Foto: Herbert Tejo/Arquivo pessoal)

A APA Aldeia Beberibe, popularmente conhecida como Aldeia dos Camarás, é uma história contundente de abandono e descaso por parte do poder público, tanto em nível estadual quanto municipal. As mazelas são muitas, espalhadas por oito municípios que compõem a área, e a situação é crítica.

Negligência do Governo do Estado - PE-027 em Ruínas: A PE-027 é um retrato do abandono. Apesar do DETRAN manter fiscalização diária, a rodovia está repleta de buracos, sem sinalização, sem acostamento e com iluminação precária, muitos trechos sem luz alguma. É uma ironia cruel exigir que os motoristas cumpram regras em uma via tão negligenciada.

CPRH - Esse órgão gestor da APA Aldeia Beberibe entrou com liminar no TJPE e conseguiu derrubar decisão da Juíza da Comarca de São Lourenço da Mata que proibia o Governo do Estado a autorizar obras públicas e privadas nos Corredores Ecológicos .Numa decisão monocrática, o Presidente do TJPE Ricardo Paes Barreto assinou a liminar , atestando a falta de compromisso do Poder Público com a APA Aldeia Beberibe .Lembrando que essa liminar não só o CPRH, ela tem também a assinatura do Governo do Estado, leia-se Governadora Raquel Lyra.

COMPESA: Sinônimo de Ausência: A situação do abastecimento de água e saneamento é calamitosa. Para os moradores, a COMPESA é "palavrão", evidenciando a completa falta desses serviços essenciais.

Fiscalização Ambiental Inexistente: O governo estadual também é omisso na fiscalização de crimes ambientais, como a caça e a pega de passarinhos. É comum ver pessoas entrando na mata para armar arapucas entre os KMs 14 e 19 da PE-027. O CIPOMA (Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente) sofre com a falta de viaturas, o que dificulta a repressão a essas atividades ilegais.

Descaso das Prefeituras Locais - Os municípios inseridos na APA também contribuem para o cenário desolador:

Camaragibe - Fogos de Artifício Irregulares: O município ignora as leis que proíbem fogos com estampido, permitindo inclusive sua comercialização em Aldeia.

Ruas Esquecidas: Ruas importantes como a Humberto Teixeira (KM 4) e a Rua do Cajá (KM 10,5) estão intransitáveis. A primeira, apesar de abrigar boas casas e condomínios, e até mesmo residências de vereadores, parece uma "tábua de pirulito". A segunda, que dá acesso a diversas comunidades, também está em péssimo estado.

O "Parque Aldeia": Uma Fachada: O que a prefeitura de Camaragibe chama de "Parque Aldeia" é uma piada. Maior que o Parque da Jaqueira no Recife, ele não oferece banheiros, equipamentos para crianças ou sequer bancos para os frequentadores. Sua estrutura é tão precária que foi cedida para um concurso de cavalos mangalarga marchador, evidenciando a falta de compromisso com a comunidade.

Paudalho - Árvores na Pista e Lixo Acumulado: Entre o KM 14 e o KM 19 da PE-027, é comum a queda de árvores, e a iluminação pública é inexistente. A coleta de lixo está irregular desde o início da atual gestão, com moradores próximos a Águas Finas ficando semanas sem o serviço.

São Lourenço da Mata - Estrada da Munguba com buracos e falta de segurança ,com sucessivos assaltos.

A falta de Políticas Públicas Ambientais - APA Aldeia-Beberibe, Unidade de Conservação (UC) de Uso Sustentável, foi criada pelo Decreto Estadual nº 34.692 de 17 de março de 2010. Possui uma área de 31.634 hectares, perpassando pelos seguintes municípios: Abreu e Lima (69,02%), Araçoiaba (28,71%), Camaragibe (46,69%), Igarassu (22,78%), Paudalho (10,18%), Paulista (22,24%), Recife (23,31%) e São Lourenço da Mata (2,51%).

Nenhum desses Municípios, leia-se gestores e Câmaras de Vereadores , promovem debates sobre o Meio Ambiente e suas implicações com o adensamento populacional.

Abandono de Animais: Animais são abandonados nas estradas de Aldeia, e a falta de câmeras dificulta a punição desses crimes.

Ameaça ao Meio Ambiente e o Projeto Militar - O cenário de descaso com o meio ambiente é agravado pela falta de infraestrutura para reciclagem – nenhum dos entes públicos instalou coletores dentro da APA.

Nas escolas municipais e estaduais dentro da APA pouco se fala sobre meio ambiente aos jovens e não se vê atividades ecológicas .

O mais preocupante, no entanto, é a intenção do Governo do Estado com o Arco Metropolitano passar por dentro da APA,dividi-la ao meio e o Exército Brasileiro, com apoio da Governadora Raquel Lyra e do Ministro da Defesa José Múcio Monteiro andam de mãos dadas para construir uma escola de sargentos no coração da Mata Atlântica. Essa iniciativa é um ataque ao que resta do bioma e um risco para diversas espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, como o Gato-maracajá, Gato-do-mato e o Pintor-verdadeiro.

Com a palavra o ex-governador Gustavo Krause, que assinou decretos protegendo os mananciais do Aquífero Beberibe nos anos 80 ,antes do Governador e saudoso Eduardo Campos em 2010 criar a APA Aldeia Beberibe .

Pobre APA Aldeia Beberibe,como vem sofrendo. Sua preservação parece ser a última preocupação das autoridades.

Só resta a mobilização da Sociedade Civil para lutar contra esse descaso do pulmão do Grande Recife , do que resta de Mata Atlântica .

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.