CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1183 artigos

blog

Apesar do vexame de Bolsonaro, instituições seguem silenciosas

"Para o bolsonarismo, basta garantir o silêncio das instituições para ter alguma chance na guerra permanente contra a democracia", escreve Paulo Moreira Leite

Bolsonaro em encontro com embaixadores (Foto: Clauber Cleber Caetano/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Vista no plano das convenções diplomáticas, nesta segunda-feira, 18 de julho, Bolsonaro promoveu uma das mais ruinosas atividades de nossa diplomacia em dois séculos de vida independente. 

Em seu esforço concentrado para deslegitimar o sistema eleitoral brasileiro,  onde a força de Lula o ameaça com uma provável  derrota histórica em outubro, Bolsonaro apresentou versões requentadas de uma velha teoria conspiratória sobre o voto eletrônico. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Como esperado,  não convenceu ninguém. A encenação recebeu críticas inclusive de setores onde seria razoável encontrar apoio -- ou compreensão. 

Não é possível avaliar o bolsonarismo por visões convencionais, porém. Mais do que organizar uma campanha eleitoral, Bolsonaro prepara uma versão tropical do Capitólio, aquela tentativa de golpe dos aliados de Donald Trump para reverter pela violência uma derrota já anunciada nas urnas. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não por acaso, a prioridade real dos pronunciamentos políticos de Bolsonaro consiste em contestar a legitimidade do voto popular -- escolha que antecipa tudo.   

Deste ponto de vista, basta que todos -- ministros do STF, lideranças do Congresso, Forças Armadas -- permaneçam como ficaram até agora, em silêncio obsequioso, para Bolsonaro ter alguma chance em sua guerra permanente contra o regime democrático em geral e a eleição presidencial de 2022 em particular. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO