CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Ricardo Kotscho avatar

Ricardo Kotscho

Ricardo Kotscho é jornalista e integra o Jornalistas pela Democracia. Recebeu quatro vezes o Prêmio Esso de Jornalismo e é autor de vários livros.

330 artigos

blog

Aras pode tirar o cavalinho da chuva: Toffoli não deve recuar

Jornalista Ricardo Kotscho diz que o presidente do STF, Dias Toffoli, não deverá revogar decisão que lhe deu acesso a dados sigilosos. "Esta disputa entre o MP e o STF apenas está começando e ninguém sabe como vai acabar, mas uma coisa é certa: os “heróis nacionais” que se se achavam impunes para prender e soltar ao seu livre arbítrio e ao arrepio da lei, vazando informações, estão com seus dias contados", diz ele

(Foto: Marcelo Camargo/ABR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Ricardo Kotscho, no Balaio do Kotscho e para o Jornalistas pela Democracia

“Aras pede a Toffoli para revogar decisão que lhe deu acesso a dados sigilosos de 600 mil”, mancheteia o UOL nesta sexta-feira.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Posso garantir a Augusto Aras, procurador-geral da República, a serviço do governo Bolsonaro, que não há a menor chance de ter seu pedido atendido.

Toffoli tomou a decisão esta semana de determinar o envio à corte de todos os relatórios financeiros do antigo Coaf e de todas as representações fiscais feitas pela Receita Federal, depois de constatar que estes dados sigilosos vazaram para delegados e procuradores, sem nenhum controle da Justiça.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O presidente do Supremo Tribunal Federal não acessou estes dados, mas se reserva o direito de protege-los dos vazamentos seletivos promovidos por agentes públicos que se investiram de um poder que não têm.

No pedido feito a Toffoli, Aras escreveu que no entender da Procuradoria-Geral da República, “o pronunciamento em questão consiste em medida demasiadamente interventiva, capaz de expor a risco informações privadas relativas a mais de 600 mil pessoas, entre elas indivíduos politicamente expostos e detentores de foro por prerrogativa de função”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Acontece que essas “informações privadas” já circularam abertamente entre procuradores da República e delegados da Polícia Federal ligados à Lava Jato, como foi revelado pelo site The Intercept.

É como papel picado jogado pela janela que o procurador-geral Aras agora quer recolher para proteger quem o nomeou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esta disputa entre o MP e o STF apenas está começando e ninguém sabe como vai acabar, mas uma coisa é certa: os “heróis nacionais” que se se achavam impunes para prender e soltar ao seu livre arbítrio e ao arrepio da lei, vazando informações, estão com seus dias contados.

Ainda há juízes em Brasília que não se dobram às pressões da mídia e da opinião pública amestrada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vida que segue.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO