CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Camilo Irineu Quartarollo avatar

Camilo Irineu Quartarollo

Autor de nove livros, químico, professor de química, com formação parcial em teologia e filosofia.

48 artigos

blog

As ciladas do GPT

ChatGPT (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Foto ilustrativa)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As pessoas acabam desenvolvendo relações afetivas com a máquina, como ao celular e aplicativos, submetem-se e deixam de questionar. Assim foi com a Eliza, o primeiro software de robôs de conversação, e agora com o chat GPT, o qual alguns o querem como pretensa solução ao “português ruim”. 

Nestas solidões de mundos vislumbramo-nos em outros eus, mas quem são? O livro Eu, robô - de Isaac Asimov, marca bem essa coisa da consciência do eu em uma máquina feita pelo humano. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O GPT é aplicação lógica dos cruzamentos de dados disponíveis na Internet, não sobre as infindáveis percepções humanas vivas. Relaciona respostas pretéritas, não cogita todas as possibilidades dinâmicas dos tantos eus anônimos, mas de máquina. 

Num texto o tal aplicativo diz que se uma mesa é mais larga que a porta a “única” opção de se retirar o móvel é cortar a mesa. Copiou mal, pois ainda ninguém escrevera que você pode inclinar a mesa e passar pelo vão da porta e o algoritmo não captou isso. Na prática, até um macaco retiraria uma mesa de uma sala por inclinação do móvel. É preciso ser crítico para usar bem o GPT e fazer deste uma ferramenta de uso, porém não para substituir o velho e bom cérebro criativo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O diretor presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, Demi Getschk, fez testes com o Chat GPT e fez a seguinte pergunta. Se a mãe de Teresa tem quatro filhos, Mário, João e Alberto, qual é o nome do quarto filho faltante? O GPT não soube responder que o filho, no caso filha, era a Teresa mesma. O estudioso perguntou ainda ao aplicativo e o pegou em outro erro. Quem tem o ovo maior, a galinha ou a vaca? O GPT respondeu que era a vaca.

Por outro lado, os algoritmos que se querem aplicar e aperfeiçoar pelo GPT é usado com sucesso na medicina, em precisões cirúrgicas, pois de exatidão matemática, processam rapidamente muitíssimos cálculos. Entretanto, na literatura, apesar da lógica textual, e coerência das frases e pontuações, e de contemplar uma lógica, não é a lógica matemática. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O GPT é uma boa ferramenta, mas não substitui decisões e responsabilidades humanas em decidir quais caminhos ou abordagens frente aos problemas cotidianos, como num texto, se o quiser original. A literatura não é somente o texto, mas também o contexto e o impronunciável cujos liames são os da Gestalt.

Nicolelis diz que o chat GPT é uma emulação do comportamento humano, desenvolvido e que o uso cada vez maior vai aperfeiçoar os dados, contudo a resposta é versão única do algoritmo, excluindo possibilidades – o aplicativo escolhe, dita “a melhor” abordagem, a ditadura da máquina. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mesmo sofisticado tecnicamente na análise de dados, não conseguiu prever a quebra dos bancos americanos Silicon Valley e Signature Bank. Para Nicolelis, o verdadeiro criador de tudo é o cérebro humano, se o GPT fosse tão inteligente, seus usuários estariam ganhando milhões na bolsa de valores. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO