As cores do voto do Brasil

Não há dúvidas de que os pobres escolheram Lula

www.brasil247.com - Ex-presidente Lula durante ato de campanha em São Paulo 01/10/2022
Ex-presidente Lula durante ato de campanha em São Paulo 01/10/2022 (Foto: REUTERS/Mariana Greif)


Toninho Kalunga

Esta eleição ficará conhecida como a eleição mais identificada com o voto de classe de toda a história do Brasil.

Moro numa cidade da região metropolitana da capital paulista, Isso significa que eu estou na periferia da periferia.

Mas aqui também tem bons sonhos de riqueza e moradores de condomínio aos borbotões. Provavelmente 20 a 25% da população cotiana mora em condomínios fechados.

Passando pelas escolas onde tem eleição é nítida a preferência da Granja Viana em comparação ao Jardim Panorama. Nas escolas como colégio Rio Branco, parece que hoje é dia de jogo da seleção brasileira e que o evento acontecerá no campo do colégio.

Mas se você se afastar um pouco e vir até a periferia da cidade, no Atalaia, Jardim Sandra, São Miguel, o bom e velho bairro do Panorama, Mirizola, Nova Vida, enfim, a periferia, vai ver que o povo está multicolorido mas não amarelou.

Evidente que sempre tem um ou outro que de forma democrática e dentro de sua legitimidade de defesa de classe social está com sua vestimenta amarela. Isso inclusive ajuda no show de cores.

Mas a opção é absolutamente clara. Não há dúvidas de que os pobres escolheram Lula. Mas sendo as cores o que baliza, na visão da direita, a quantidade de votos que terão, então eles vão compreender o significado de voto de classe social.

A eleição de primeiro turno ficou de fato polarizada entre duas candidaturas. Nesta mesma periferia não há espaço para para divagações de terceira via. O povo brasileiro resolveu vestir todas as cores. O povo da periferia escolheu Lula!

Este artigo não representa a opinião do Brasil 247 e é de responsabilidade do colunista.

O conhecimento liberta. Quero ser membro. Siga-nos no Telegram.

A você que chegou até aqui, agradecemos muito por valorizar nosso conteúdo. Ao contrário da mídia corporativa, o Brasil 247 e a TV 247 se financiam por meio da sua própria comunidade de leitores e telespectadores. Você pode apoiar a TV 247 e o site Brasil 247 de diversas formas. Veja como em brasil247.com/apoio

Apoie o 247

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

Cortes 247