CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jean Goldenbaum avatar

Jean Goldenbaum

Músico, professor da Universidade de Música de Hanôver, Alemanha. É membro fundador do ‘Observatório Judaico dos Direitos Humanos do Brasil’ e fundador do coletivo ‘Judias e judeus com Lula’

63 artigos

blog

As duas Esquerdas brasileiras: humanista e anti-humanista

"O que há em comum a estas duas frentes é a convicção de que os EUA são inimigos e que o imperialismo ianque é uma das grandes forças tóxicas do planeta"

(Foto: REUTERS/Alexander Ermochenko)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Que a sociedade brasileira está completamente dividida entre Direita e Esquerda, já é algo conhecido ao menos desde 2018. Todavia, os mais recentes eventos mundiais – e especialmente a guerra russo-ucraniana – evidenciaram uma inegável rachadura dentro da Esquerda também. Há os que defendem Putin, apesar de seu status plenamente ditatorial e de suas transgressões aos Direitos Humanos. E há os que rejeitam Putin, colocando-o no rol dos nocivos líderes do planeta. Termos como “imperialista” e “anti-imperialista” surgem nesta divisão, lidos e relidos de maneira completamente diversa.

O que há em comum a estas duas frentes é a convicção (desde sempre) de que os EUA são inimigos e que o imperialismo ianque é uma das grandes forças tóxicas do planeta. A posição sobre Putin especificamente se mostra então como decisiva nessa cisão, em cujo o centro compreendo estar a questão do Humanismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Neste artigo em forma de breve vídeo, desenvolvo uma argumentação acerca da situação da alquebrada Esquerda brasileira, não deixando de anunciar o lado em que me insiro.

Concordâncias, discordâncias? Deixe seu comentário. Abraços.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO