CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Leopoldo Vieira avatar

Leopoldo Vieira

Marketeiro em ano eleitoral e técnico de futebol em ano de Copa do Mundo

179 artigos

blog

As portas de saída e as serventias da casa

Temer, hoje, não depende mais de sua forte base parlamentar, que lhe garantiria ante impopularidades, pedidos de Impeachment e outrem desta natureza (afora a morosidade do Judiciário sobre o julgamento da chapa de 2014). O imponderável aconteceu e sua queda é, sim, possível apesar disso

Michel Temer (Foto: Leopoldo Vieira)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O filho de Teori Zawaski, pelo que li há pouco, escreveu que o seu pai consultara informalmente o Exército sobre eventuais desfechos da Lava Jato, que respondeu que sustentaria o Supremo ate o fim.

Com a Globo assumindo o fim do governo, parece que há duas saídas a vista: eleições com constituinte ou governo STF-FFAA de transição a algo incerto e não sabido. A não ser que o STF banque a saída indireta, que deve ser a primeira ideia de pactuação da maioria do sistema político. Ao menos nesta madrugada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pode ser a razão pela qual a presidente da Corte se reuniu estranhamente com alguns pesos pesados (que restam) do PIB na semana passada.
Claro que nem a Corte está, neste dia de surpresas, unida em torno do que vai pretender. Lá devem ter ministros pró- Diretas, Indiretas ou deixar o processo correr como se nada estivesse em curso. Último caso este pouco provável que vingue apos tanto ativismo judicial.

Porém, dificilmente a sociedade, seja de esquerda ou direita, aceitaria esta formula indireta. Talvez parte dela aceite, derradeiramente, pagar para ver uma fórmula ousada - e que indignaria o sistema político e o bloco governista - de impedir que Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, investigados na Lava Jato, assumam, caindo o governo nas mãos de Carmem Lúcia, como se uma sucessão normal, já sendo anormal, estivesse ocorrendo

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Temer, hoje, não depende mais de sua forte base parlamentar, que lhe garantiria ante impopularidades, pedidos de Impeachment e outrem desta natureza (afora a morosidade do Judiciário sobre o julgamento da chapa de 2014).

O imponderável aconteceu e sua queda é, sim, possível apesar disso.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Alguém antes dele já esbravejou, sem retaguarda necessária e timing perdido, que não haveria renúncia ou rendição.

Claro que o preciosismo estratégico da Lava Jato chegou ao limite, após alvejar os três maiores partidos do Pais. E, como reflexo imediato, o sistema político tende a ser reativo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Contudo, de uma crise politica inédita, que radicalizou o Brasil de forma inédita, a tradição conciliadora nacional a ser evocada, ao menos pelos democratas, só pode ser a antecipação de eleições e Constituinte originária.

É a oportunidade menos penosa e a mais produtiva, para a democracia e para a economia.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Fora Trump.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO