CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Michel Zaidan avatar

Michel Zaidan

382 artigos

blog

As sumidades intelectuais da galáxia de Gutemberg

Que os partidos abriguem e deem guarida a esses "grandes intelectuais" de orelha de livros é um desserviço à causa do socialismo e da mudança social em nosso país

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Foi o escritor italiano Humberto Ecco quem melhor definiu o fenômeno miraculoso da internet em nossos dias. Disse ele que as redes sociais produziram uma legião  de imbecis. As pseudo-unanimidades midiáticas surgem e desaparecem no calor da hora.  

Ninguém sabe de onde vieram (ou sua história pregressa), quem são,  o que pretendem e não permitem o contraditório.  O que  dizem e fazem, ou aparentam fazer, é  a lei da....(pós)verdade. Poderíamos até dizer, com o advento das comunicações on-line criou-se , não uma esfera pública democrática de formação discursiva da opinião e a vontade política de cada um, mas um lugar comum, um espaço  comum onde imaginariamente todos se encontram, mas ninguém  se conhece ou se vê.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Este espaço comum é o criatório das notabilidades midiáticas, graças  à exposição e o excesso de visibilidade,  e sobretudo  graças a ignorância,  a superficialidade, a cultura do descartável, do reciclado, do novo/sempre velho. É nesse espaço  que proliferam as fraudes, os consultores, analistas através  de seus canais  no YouTube  através das lives, das palestras ou cursos on-line, recitando platitudes, como se fosse a última verdade revelada.

Essas fraudes encantam aos auditórios  juvenis, sempre prontos  em sua generosidade a aceitar esse pseudo-saber aparentemente radical ou revolucionário, mas destituído de conteúdo ou fundamento. Lamentavelmente, só  se proliferam e deseducam, confundindo os incautos. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Que os partidos abriguem e deem guarida a esses "grandes intelectuais" de orelha de livros é  um desserviço  à causa do socialismo e da mudança social em nosso país.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO