Alex Solnik avatar

Alex Solnik

Alex Solnik, jornalista, é autor de "O dia em que conheci Brilhante Ustra" (Geração Editorial)

2794 artigos

HOME > blog

Até pedido de atestado de óbito circula no X

"E o X não é obrigado a retirar", critica Alex Solnik

Até pedido de atestado de óbito circula no X (Foto: Reuters)

Há dezenas de postagens nas redes sociais, e sobretudo no X, não só desejando a morte do presidente Lula, como “informando” que ele já morreu; há inclusive um pedido de atestado de óbito com o logotipo do Hospital Sírio Libanês circulando livremente.

Eu e as pessoas com um mínimo de informação sabemos que se trata de mentiras deslavadas, e não damos a menor pelota para essas sandices, mas é impossível calcular quantos acreditam nisso e até em outras fake news, como a que Lula já morreu faz tempo e quem está internado é um sósia, com milhares de compartilhamentos.

É evidente que o X conhece muito bem o teor dessas postagens, sabe que são delírios, desinformações e mentiras, mas fica na dele, não as deleta, porque não é obrigado.

O Artigo 19 do Marco Civil da Internet diz que as plataformas só precisam retirar conteúdo a pedido da Justiça.

E como um pedido da Justiça demora um tempão, mesmo num caso que envolve o presidente da República, durante muitos dias, não se sabe quantos, milhões de usuários ficarão expostos a essas postagens criminosas que colocam em dúvida a real existência da pessoa mais importante do país.

Se o X pode fazer isso com o presidente da República, o que não poderá fazer com o cidadão comum?

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

Artigos Relacionados