CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Cláudio da Costa Oliveira avatar

Cláudio da Costa Oliveira

Economista aposentado da Petrobras

160 artigos

blog

Atenção para campanha dos caminhoneiros: “fim do PPI Já”

Trata-se de um esquema de entrega do mercado da Petrobras para seus concorrentes sob a alegação de que o Brasil é um mercado de livre concorrência e as distribuidoras merecem a oportunidade de importar derivados, se quiserem

(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

As crises econômicas no Brasil afetam de maneira imediata e cruel os transportadores autônomos. 

Com as crises vem a redução das cargas, o que coloca o caminhoneiros autônomos numa posição de negociação totalmente desfavorável. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

De maneira geral os caminhoneiros são avessos a movimentos de paralização, protestos, greves. A paralização de 2018 ocorreu porque o governo na época foi totalmente incompetente para compreender que o sacrifício de uma categoria tem limites. 

À partir daí muitos caminhoneiros começaram a estudar formas de resolver seu principal e crônico problema : atender às exigências de seu sócio majoritário “o óleo diesel”.  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Recentemente o presidente Jair Bolsonaro lançou um desafio aos governadores na busca de redução do preço dos combustiveis. 

Disse que se os governadores zerassem a alíquota de ICMS nos combustíveis de sua parte ele eliminaria os impostos federais incidentes 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Deixou claro também que estava aberto a novas sugestões. 

Um caminhoneiro, presidente da Associação Nacional dos Transportadores do Brasil – ANTB , que congrega caminhoneiros autônomos de todo o Brasil, chamado José Roberto, desde a greve de 2018 vem estudando muito o assunto.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

José Roberto sabe que a carga tributária sobre os combustíveis no Brasil é elevadíssima e precisa ser alterada. Nisto tem razão o presidente Bolsonaro. 

Mas uma alteração desta magnitude vai exigir muitos estudos e a participação do Congresso Nacional. Nâo dá para fazer de uma hora para outra. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Entretanto, em seus estudos, José Roberto percebeu que existe um fator muito mais impactante do que os impostos e que poderia ser resolvido imediatamente: a política de preços da Petrobras.  

A maioria dos brasileiros, pelas informações da mídia, acredita que a Petrobras baseia os preços cobrados em suas refinarias nos preços internacionais. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas esta não é a verdade inteira. Na realidade, desde de 2016 a Petrobras se baseia no chamado Preço de Paridade de Importação – PPI. 

O que vem a ser Preço de Paridade de Importação – PPI ? 

Trata-se de um esquema de entrega do mercado da Petrobras para seus concorrentes sob a alegação de que o Brasil é um mercado de livre concorrência e as distribuidoras merecem a oportunidade de importar derivados, se quiserem. 

Ou seja, a empresa passa a fazer “caridade” com seus concorrentes

Com o PPI na determinação dos derivados nas suas refinarias, atendendo o estabelecido pela administração, a Petrobras age como se fosse uma importadora. 

Considera os preços internacionais, soma a eles os gastos com fretes do exterior para o Brasil os custos com internação dos produtos ( gastos portuários e alfandegários) soma ainda o custo de seguro para precaver variações de cambio e preços, e também atribui uma margem de lucro. Assim é calculado preço de venda nas refinarias da companhia.

Isto não existe, e nunca existiu, em lugar nenhum deste mundo 

Além do “Fim do PPI já”, a ANTB prega uma redução dos impostos sobre os combustíveis (estaduais e federais) para no máximo 10%. 

Com o presidente Bolsonaro eliminando os impostos federais e os governadores reduzindo a alíquota do ICMS para no máximo 10%, redução dos preços nas bombas traria um aumento do consumo que compensaria os governadores pela redução da alíquota. 

Além da ANTB, a rádio Comando das Estradas, uma rádio montada em uma carreta de 9 eixos, que percorre o Brasil todo o território nacional, dirigida pelo caminhoneiro e jornalista Maurício Lima, também aderiu à campanha. 

No próximo domingo (16) à partir das 8 horas a Rádio e TV CDE, fará o lançamento da campanha com diversas entrevistas. 

A rádio pode ser acessada pela internet no www.radiocomandodasestradasfm.com.br 

Vamos divulgar e principalmente participar. O principal mote da rádio é “A verdade doa a quem doer”.  

Todos sabemos que os caminhoneiros, foram um dos principais alicerces da eleição de Jair Bolsonaro e esta fidelidade continua mantida.  

É nesta qualidade de parceiros e colaboradores que está sendo lançanda a campanha pelo fim da política de preços da Petrobras “FIM DO PPI JÁ”  

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO