CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Jean Menezes de Aguiar avatar

Jean Menezes de Aguiar

Advogado, professor da pós-graduação da FGV, jornalista e músico profissional

219 artigos

blog

Átila Nunes e o nazismo religioso de Crivella

É difícil saber qual é a ignorância mais danosa, se a tonta e destrambelhada ou a vaidosa e argumentada. O Rio de Janeiro, outrora capital cultural do país, vem se degradando em curral eleitoral de religiosos de baixo clero, obscurantistas e analfabetos políticos

27/07/2017- Rio de Janeiro- DF, Brasil- O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella durante entrevista coletiva sobre as manifestações dos taxistas Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil (Foto: Jean Menezes de Aguiar)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A ignorância jactanciosa tem carrões e frequenta salões. Adorno e Horkheimer, na obra Dialética do esclarecimento, falam de como os judeus negaram as chances de Hitler chegar ao poder, quando a ascensão já era certa, com argumentos e 'razões'.

É difícil saber qual é a ignorância mais danosa, se a tonta e destrambelhada ou a vaidosa e argumentada.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O Rio de Janeiro, outrora capital cultural do país, vem se degradando em curral eleitoral de religiosos de baixo clero, obscurantistas e analfabetos políticos.

O vídeo do combativo deputado Átila Nunes, circulando na internet, é um farol de luz contra o verdadeiro nazismo religioso do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, de perfilar guardas municipais e funcionários da prefeitura e obrigá-los a dizer se são espíritas, católicos ou evangélicos. Que vergonha, que horror!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A violência do ato em si já é danosa aos funcionários da prefeitura carioca. A escolha triádica de opções religiosas já é, por si, totalmente preconceituosa. Mas a inconstitucionalidade é patética, revelando um prefeito efetivamente despreparado, sem um mínimo de conhecimento ou percepção de o que deve ser a grandeza de atuação de um prefeito de uma espetacular cidade do Rio de Janeiro, mundialmente adorada pelas inúmeras possibilidades turísticas, carnavalescas, paisagísticas, climáticas etc.

Se uma grande parte da sociedade brasileira anda querendo ser radical, violenta e intolerante, como torcidas de futebol se matando e pessoas deitando ódio nas redes sociais, não será nada inusitado que padrões religiosos também se agudizem ainda mais; tornem-se ácidos e violentos. O problema é que estudiosos sabem a que esse radicalismo religioso leva, o que gera, as guerras e assassinatos na história do mundo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Num Estado laico, um gestor público deveria ser simplesmente proibido de se manifestar em público, oficialmente, sobre sua crença ou fé religiosa, qual deus segue, ou não. Se é teísta, deísta ou panteísta etc. Jamais poderia pendurar na parede de um gabinete oficial, que não é a sala da sua casa, adereços, santos, cruzes, guizos e qualquer coisa que se relacione com sua crença, superstição etc.

Um gestor pratica decisões e administração, governança, gestão de bens, serviços, patrimônio e dinheiro que não lhe pertencem e a Constituição da República simplesmente proíbe que qualquer desses atos administrativos, todos regulados pelo Direito, ocorram sob crenças ou qualquer modalidade de fé religiosa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Marcelo Crivella com essa prática estapafúrdia, de mandar enfileirar guardas municipais para que declarem religião ou tipo de crença, demonstra ser um prefeito autoritário, nazistoide mesmo, basta se imaginar a cena imposta aos funcionários. É um ato violentador de direitos daqueles funcionários. Deveria haver, mas se sabe que não há, um órgão que contivesse essa sanha credulística de governantes e mandatários da população no exercício do mandato.

Isto envergonha o Rio de Janeiro, já tão surrado com governador ladrão e quadrilhas oficiais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vozes como a de Átila Nunes e outros deveriam ganhar mais espaço na mídia. Observadores e a grande imprensa deveriam repercutir essas notícias até para que os próprios seguidores religiosos do prefeito saibam diferençar um momento legítimo de fé, na intimidade da vida privada de quem quiser, e a estultice que é um governante ou gestor público praticar uma asneira objetiva e atrasada dessa ordem.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO