CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Luis Felipe Miguel avatar

Luis Felipe Miguel

Professor de ciência política da Universidade de Brasília (UnB). Os textos reproduzidos nesta coluna são postados originalmente no Facebook do autor

87 artigos

blog

Atuação de Teori no STF foi marcada pela conivência com o golpe

"Entender que a morte de Zavascki, acidental ou não, favorece determinados interesses não é se somar aos elogios fúnebres que fazem dele um varão de Plutarco. A atuação dele no Supremo foi, como a de todos os seus colegas, marcada pela incapacidade de defender a democracia e pela conivência com o golpe", diz o cientista político Luis Felipe Miguel, professor da UnB; "Mas todos sabemos que existem choques internos na coalizão golpista e que o desenrolar da Lava Jato - e sobretudo das delações da Odebrecht - é central nestes choques"

teori (Foto: Luis Felipe Miguel)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ainda sobre a morte do ministro Teori Zavascki, para por os pingos nos ii:

(1) O mais provável é que a queda do avião tenha sido um acidente. Afinal, só uma parcela ínfima das quedas de aeronaves civis não é acidental. Mas "mais provável" não é sinônimo de "certo". Logo, é necessário investigar.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(2) Dizer que é necessário investigar não é "teoria da conspiração". Para ser teoria da conspiração, precisaria haver uma "teoria", que o Houaiss define como "conhecimento especulativo, metódico e organizado de caráter hipotético e sintético" ou "conjunto sistemático de opiniões e ideias sobre um dado tema". Não há nada disso aqui. Só a crença de que um acidente precisa ser confirmado como acidente antes de que outras alternativas sejam inteiramente descartadas.

(3) É mais cool descartar qualquer suspeita como ingenuidade, como "teoria da conspiração". É o que dizem os jornalistas e também internautas blasés de diferentes matizes políticos. A meu ver, porém, ainda mais ingênuo é julgar impensável a morte não-acidental de uma personagem importante da República. Como disse Kelly Prudencio: "A situação do Brasil não é de normalidade. Suspeitar é tudo que podemos. Desculpe se não é chique".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(4) A hipótese de sabotagem é improvável, mas não insensata. Faz parte do modus operandi da nossa elite política e empresarial, quando sente que seus interesses estão ameaçados. Na política local, os desafetos são alvejados a tiros. A política nacional, mais sofisticada, coleciona acidentes suspeitos e suicídios mal-explicados.

(5) Entender que a morte de Zavascki, acidental ou não, favorece determinados interesses não é se somar aos elogios fúnebres que fazem dele um varão de Plutarco. A atuação dele no Supremo foi, como a de todos os seus colegas, marcada pela incapacidade de defender a democracia e pela conivência com o golpe. Mas todos sabemos que existem choques internos na coalizão golpista e que o desenrolar da Lava Jato - e sobretudo das delações da Odebrecht - é central nestes choques.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(originalmente publicado em seu Facebook)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO