CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
blog

Avis Rara — ou de como Goebbels, sem saber, bancou o Otelo

A bebê perfeita Hessy Levinsons Taft nasceu em 17/05/1934 e, por acaso, celebra hoje 83 anos de vida. Olha o passarinho!

A bebê perfeita Hessy Levinsons Taft nasceu em 17/05/1934 e, por acaso, celebra hoje 83 anos de vida. Olha o passarinho! (Foto: Vinícius Madureira)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Há um poema do Chacal em cujo último verso o eu-lírico resume a essência da fotografia: em suma, ela é "uma ópera de pássaros".

Quando Frau Klauke, criada da família Taft, apresentou-se certo dia para a faxina de sempre, trouxe com ela uma inusitada notícia: o rosto da adorável Hessy vinha estampado numa revista que ela vira por aí na cidade. Como os Taft insistissem no equívoco da pobre ama (já que menino é tudo igual, todos não têm cara de joelho?), a própria Frau Klauke quem teve a ideia de por fim ao quiprocó; se os patrões lhe dessem alguns trocados, ela mesma traria a revista, a fim de que tirassem a prova.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Dito e feito. Para o horror dos Taft. Não podia ser... Hessy era capa! Acima de seu chapéu babadinho, de seus olhos de lagoa arregalada, a inscrição Sonne im Haus ("O sol em casa", em alemão). As páginas estavam repletas de soldados portando suásticas, o Führer em pessoa revistava tropas, as crianças da juventude hitlerista marchavam sua ingenuidade, faziam piqueniques, acendiam fogueiras de acampamento... era uma publicação para o deleite da família nazista.

O fotógrafo alemão Hans Ballin tinha mesmo algo de pássaro. No ano de 1935, ele calhou de submeter uma fotografia da infante berlinense Hessy Levinsons Taft num concurso que pretendia eleger o "bebê ariano perfeito". Intransitivamente, os Taft foram à sua casa tirar satisfação. Como pudera se atrever a tanto?! Ballin olhou ao redor, mandou-os entrar, trancou portas e janelas, fechou as cortinas — "da die Wände hier ja Ohren haben" — e lhes sussurrou sobre o certame nazista. "Mas, Herr Ballin, você sabia que a menina é judia!?!".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E a resposta que os pais de Hessy ouviram, em bom alemão, e que eles costumavam segredar em círculos íntimos: "Ich wollte mir den Spass erlauben"... queria fazer pouco do nacional-socialismo, rir às suas custas. E tinha lá suas razões, como reconheceu ele mesmo na ocasião: entre outras tantas, a pequena Hessy abiscoitou o primeiro lugar do campeonato, ora mais! Um feito bem maior que o de Helene Mayer no ano seguinte.

Os Taft fecharam sensatamente o bico. E a farsa jamais foi descoberta pelo oficialato do Reichspropagandaleitung. Sabe-se de certos espécimes de pássaros que depositam sorrateiramente seus ovos nos ninhos de outras aves. E estas acabam, incônscias, por criar os filhotes de outrem. Goebbels chocou o ovo do Wiedehopf.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Bastante se diz dos muitos atentados e tentativas frustradas de fazer com que Hitler batesse as asas. Hans Ballin, de quem nada se fala, foi mais bem-sucedido que von Stauffenberg e Georg Eiser. Juntos.

A bebê perfeita Hessy Levinsons Taft nasceu em 17/05/1934 e, por acaso, celebra hoje 83 anos de vida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Olha o passarinho!

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO