CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Neto Tavares avatar

Neto Tavares

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco. Advogado com ênfase em Direito Constitucional

25 artigos

blog

Bacuringa

Estamos doentes de espírito. Estamos sendo espoliados todos os dias, esquecidos e precarizados em nome de cifrões muitas vezes tão somente especulativos, virtuais

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Peço, data vênia, o empréstimo desse termo com o qual me deparei ao assistir à TV 247. Refere-se o tal, obviamente, aos dois potentes filmes deste período “panela de pressão” em que se insere a geopolítica planetária. Ao retrato da instabilidade sócio-política mundial, cabe, outrossim, adicionar à alegoria o filme vencedor da Palma de Ouro de Cannes, Parasita.

Obras-primas, pois, que denunciam o descalabro e injustiças gerados pela disparidade entre as classes e todo o ressentimento recíproco que se segue desse processo, resultando, inexoravelmente, na desigualdade de oportunidades em termos socioeconômicos. Ademais e da maior importância talvez, é importante atentar para o tangível potencial revolucionário que esta trinca procura transmitir ao seu público. Personagens que vivem à margem, sem qualquer assistência psicológica, econômica ou social por parte de um Estado que se esvai, evapora-se, abandonando seu poder-dever de servir à população, principalmente às pessoas menos favorecidas.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O que se passa no Chile, no Equador, na Catalunha, na Venezuela, na França, enfim, o choque de classes ao qual todos estamos assistindo, o levante do povo marginal, o grito dos excluídos que vão às ruas se rebelar contra este Estado autoritário e repressor, que se alastra velozmente através do embate contra seus corajosos contestadores, é uma via dupla, um espelho ou uma simbiose em relação às mensagens propostas pelas películas em questão.

Por que não ousar a afirmação de que os três filmes dialogam entre si ou se completam mesmo que indireta e involuntariamente? A pobreza e o completo desamparo médico-psicológico (Coringa), o abandono e isolamento de um povo diverso e plural e de suas tradições em nome do neocolonialismo americano (Bacurau) e um claro ressentimento gerado entre duas famílias completamente iníquas (Parasita) formam o amálgama destes tempos nefastos de um século XXI que cada vez mais parece repetir os passos do século predecessor. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O crescimento do fascismo, da desigualdade imposta pelo capitalismo cada vez mais selvagem e injusto, o ressentimento entre as classes e os povos, o preconceito com o outro, com as diferenças e os diferentes (negros, índios, população LGBTQ+, imigrantes etc.) denotam que a história humana está habituada a se formar através de ciclos, que, embora não se repitam à risca, transmitem uma imagem do eterno retorno de Nietzsche no que atine a nossas crises psicológicas e sociais. 

Seja no cinema genial visto nestes três clássicos instantâneos, seja na sociedade retrato-inspiração dessas obras, percebe-se que o ser humano – ao menos uma sua parcela significativa – é maléfico para com seus semelhantes. O Estado e a elite não são entidades autônomas. São eles pessoas que detêm o poder, o dinheiro e o egoísmo que geram crises agudas de caráter econômico e, de uma forma mais profunda, mentais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estamos doentes de espírito. Estamos sendo espoliados todos os dias, esquecidos e precarizados em nome de cifrões muitas vezes tão somente especulativos, virtuais. Mister perceber a mensagem levada pelos filmes contestadores da ordem política atual: ao se unir, o povo - a ralé, os marginais, índios, negros, putas, gays, moradores de rua - toma para si o que lhe é de direito. Existe, malgrado a tragédia humana que insiste em se perpetuar, uma saída para o caos ou ao menos sua atenuação. Nesse sentido, as famílias Parasitas, os Lungas e os Coringas precisam reconquistar o que nunca deveriam ter pedido: a dignidade humana. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO