CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Guilherme Coutinho avatar

Guilherme Coutinho

Jornalista, publicitário e especialista em Direito Público. Autor do blog Nitroglicerina Política

141 artigos

blog

Bala perdida não acerta gente branca

As balas perdidas têm pontos de encontro muito comuns. As mortes são toleradas pela sociedade, porque acontecem, na maioria das vezes, nas favelas, ceifando a vida daqueles que já são as maiores vítimas da violência: os negros e pobres

As balas perdidas têm pontos de encontro muito comuns. As mortes são toleradas pela sociedade, porque acontecem, na maioria das vezes, nas favelas, ceifando a vida daqueles que já são as maiores vítimas da violência: os negros e pobres (Foto: Guilherme Coutinho)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A cultura brasileira tem algumas peculiaridades interessantes. No norte do país, é muito difundida a figura folclórica do Boto Rosa, que segundo a lenda, engravida moças solteiras em épocas festivas. O “Boto” exime da culpa o pai que abandonou o filho ainda no ventre da mãe, que será a única responsável pela criação do filho vindouro. Outra figura presente em nossa cultura se assemelha ao Boto, justamente por sua capacidade de fantasiar uma situação real: a “bala perdida”.  Assim como um “filho do Boto” parece não ter um pai, um morto por bala perdida, aparentemente, parece não ter um assassino. Afinal é a bala, tratada aqui como protagonista, que estaria “perdida”, quase como se não tivesse sido disparada por alguém. Os eufemismos de nosso folclore costumam ser cruéis.  

Infelizmente, bala perdida é um termo cada vez mais utilizado pelo brasileiro. Apenas neste ano, mais de cem pessoas foram vítimas desses casos, apenas no Rio de Janeiro. No primeiro semestre de 2017, a média foi uma vítima de bala perdida a cada 7 horas na capital fluminense. A situação fica ainda mais dramática quando o alvo são crianças e adolescentes. Nos últimos 3 anos, pelo menos 30 pessoas com idade igual ou inferior a 14 anos deixaram a vida prematuramente, em casos tratados como de bala perdida. 9 apenas em 2018.  Muitas delas a caminho da escola.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Mas, para artefatos perdidos, essas balas têm pontos de encontro muito comuns. As estatísticas absurdas permanecem aumentando, sobretudo porque essas balas não estão matando gente rica e branca. As mortes são toleradas pela sociedade, porque acontecem, na maioria das vezes, nas favelas, ceifando a vida daqueles que já são as maiores vítimas da violência: os negros e pobres. O caso de Marcos Vinícius da Silva, de 14 anos, que morreu baleado quando ia a uma escola estadual, certamente seria encarado com outro peso, se a vítima em questão estivesse a caminho de uma escola particular da Barra ou da zona sul.

Os progenitores dos “filhos de boto” não deixam de existir (e de ter obrigações legais) com a lenda nortista. Da mesma forma, a figura que disparou a bala, convenientemente chamada de perdida, não deixa de ser o autor do crime.  São bandidos portadores de armas de guerra que, muitas vezes, se escondem atrás de fardas e agem em nome do Estado. O sentido da expressão, oculto por um termo genérico, é desumano: uma notícia de bala perdida dá uma impressão mais casuística que dolosa. Ninguém morre por bala perdida, morre assassinado por alguém que puxou um gatilho e deve se responsabilizar por isso.  E a vida de todas as pessoas merecem a mesma atenção e cuidado parte das autoridades, para que se interrompa o genocídio velado em solo brasileiro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
 
 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO