CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcelo Zero avatar

Marcelo Zero

É sociólogo, especialista em Relações Internacionais e assessor da liderança do PT no Senado

363 artigos

blog

Bolsonarismo disseminou ódio a escolas e universidades

Professores passaram a sofrer todo tipo de assédio e foram vigiados pelos macartistas de plantão

Carro da Polícia Científica deixa creche que sofreu atentado em Blumenau, Santa Catarina (Foto: REUTERS/Denner Ovidio)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

 Não há como dissociar os reiterados ataques às escolas, algo que inexistia há poucos anos, da ascensão da extrema direita no Brasil. A disseminação do discurso de ódio, da intolerância, do medo ao diferente, do culto às armas e à violência etc. tem relação com esses atos aparentemente aleatórios. Mas não é apenas isso. 

A ascensão do bolsonarismo também introduziu no país a desconfiança e até o ódio em relação às escolas e às universidades, entendidas como locais nos quais se disseminariam valores “comunistas” e “globalistas”, contrários à família, à fé cristã, à Pátria etc. Não à toa, um dos principais alvos desse fascismo tupiniquim é Paulo Freire, pedagogo crítico e libertador. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A escola deixou de ser um santuário da razão e da tolerância e passou a ser objeto da fúria de mentecaptos toscos e intolerantes. Professores passaram a sofrer todo tipo de assédio e foram vigiados pelos macartistas de plantão. Exigiu-se, aos berros, a “escola sem partido” e a “limpeza” das universidades. 

Ademais desse ataque à educação, nosso fascismo, como todo fascismo lato sensu, é anti-intelectual e anticultural. Não aceita a razão crítica, a razão substantiva, e só se submete à razão instrumental, da qual, diga-se de passagem, a reforma do ensino médio é amplamente caudatária.  Temos um desafio gigantesco à frente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO