CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1183 artigos

blog

Bolsonarismo teve um momento tigre de papel

Ao exibir sua cumplicidade com uma iniciativa fascista, bancada bolsonarista fica em posição de extrema fraqueza, dentro e fora da Câmara, escreve Paulo Moreira Leite, do Jornalistas pela Democracia

Daniel Silveira (Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Paulo Moreira Leite

Na Câmara de Deputados e no Supremo, a votação que confirmou a prisão de Daniel Silveira contém um sinal importante. Mostra o repúdio de nossas instituições a uma provocação tipicamente fascista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No STF, o saldo foi 11 a 0. Na Câmara, o placar de 364 a favor e 130 contra a prisão de Daniel Silveira mostra uma matemática eloquente. Para cada voto a favor, a extrema direita recebeu 2,8 votos contrários.  

Parlamentares que exibem patente das Forças Armadas ou de Polícias Militares possuem 9 votos no plenário. São 2 generais, 3 coronéis, quatro capitães e um subtenente. Todos votaram com o provocador -- um índice de fidelidade já esperado, mas significativo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na soma geral, o governo ficou com 26% dos votos e seus adversários somaram 74%. O saldo real talvez pudesse ser um pouco diferente, já que pelo menos uma bolsonarista assumida, a relatora Magda Mofatto, encaminhou a favor da permanência de Daniel Silveira na prisão.  

Mesmo assim, viu-se a extrema direita em posição de imensa fraqueza, quando se recorda que, se tivesse que impedir um hipotético pedido de impeachment na noite de sexta-feira,  a bancada governista precisaria ter um mínimo de 165 votos -- trinta e cinco a mais do que o obtido.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O saldo final mostrou uma lição clara. Ao se acumpliciar com uma escancarada  tentativa de assalto à democracia, o bolsonarismo isolou-se, dentro e especialmente fora do Congresso, enfrentando uma noite de tigre de papel.

Alguma dúvida?

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO