CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Thiago Manga avatar

Thiago Manga

Jornalista e militante trabalhista

4 artigos

blog

Bolsonaro ficará inelegível hoje, o maior 'sextou' da história da política nacional

Plenário do TSE e Jair Bolsonaro (Foto: REUTERS)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O ex-presidente Jair Bolsonaro ficará inelegível nesta sexta-feira (30) em julgamento no TSE. Isso é mais certo que 2 mais 2 são 4. O placar atual é de 3 a 1 e basta apenas um voto para que se obtenha maioria para condenar Bolsonaro.

Para não restar dúvidas, entre os votos que faltam serem declarados, está o de Cármen Lúcia e dele, o antagonista mor do golpismo bolsonarista no Poder Judiciário, Alexandre de Moraes. Na prática, Bolsonaro já está impedido de disputar eleições no Brasil até 2030. Os votos desta sexta são apenas para confirmar e oficializar a coisa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ora, nada mais justo. Bolsonaro atacou o sistema eleitoral, as instituições democráticas do país e incitou um golpe de estado, viúva que sempre foi da ditadura militar (1964-1985) que sequestrou, torturou e assassinou milhares de opositores, censurando a imprensa, dissolvendo partidos políticos e fechando o Congresso Nacional.

Parece até que os ministros do Tribunal Superior Eleitoral, assim, de deboche, deixaram para uma sexta o voto definitivo, produzindo o maior ‘sextou’ da história da política nacional. Hoje é dia de todos os democratas do país comemorarem a derrocada do homem mais vil que já se sentou na cadeira de presidente do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Vale brindar uma cervejinha, um suco, uma água, nesta sexta-feira histórica. A notícia é ótima, mas não se pode parar por aí. Bolsonaro precisa pagar pelos crimes que cometeu – sobretudo durante a pandemia de covid-19, que tirou 700 mil vidas brasileiras – e este que vos escreve só restará satisfeito quando vê-lo na cadeia, apodrecendo junto ao seu ódio e sua desumanidade.

Que o ex-presidente tenha direito, claro, ao devido processo legal – o que ele jamais defendeu para seus opositores -, e ao fim dele, pague uma cana das boas, para servir de exemplo para a política, para a sociedade e especialmente, para essa extrema-direita raivosa, que se não for parada, não deixará o Brasil ter paz.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Estive entre os muitos que alertavam – na última década – que o ódio ao PT e a Lula, incentivado na Grande Imprensa e em canais de televisão de grande audiência, de forma irresponsável e leviana, chocariam o ovo da serpente do fascismo nacional.

Não deu outra. Agora, ela está aí, ladrando, mordendo e mastigando tudo que consegue e que vê pela frente. A cadela do fascismo está sempre no cio, alertou Bertolt Brecht, dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Brecht não poderia ter maior razão sobre o assunto. É claro que Bolsonaro foi só a cabeça da serpente e que esse movimento já produziu – e tem produzido – novas lideranças. Esse animal bruto e irracional ganhou corpo, continua fazendo vítimas pelo país e cabe a todos nós trancafiarmos essa besta de volta para sua jaula.

E isso começa – mesmo que simbolicamente – nesta sexta-feira. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO