CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcia Carmo avatar

Marcia Carmo

Jornalista e correspondente do Brasil 247 na Argentina. Mestra em Estudos Latino-Americanos (Unsam, de Buenos Aires), autora do livro ‘América do Sul’ (editora DBA).

52 artigos

blog

Bolsonaro inelegível: a repercussão mundial

A reação internacional confirma, uma vez mais, a importância do Brasil

Fachada do TSE e Jair Bolsonaro (Foto: Roque de Sá/Agência Senado | REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro, tornando-o inelegível até 2030, foi ‘a’ notícia na imprensa internacional, nesta sexta-feira. A emissora de televisão britânica BBC deu a informação como “urgente” assim que o placar de 5 a 2 foi concluído. Simultaneamente, a notícia foi destacada também na imprensa argentina, uruguaia, chilena, colombiana, portuguesa, espanhola....

Os votos dos ministros Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Benedito Gonçalves (relator), Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares pela condenação de Bolsonaro, reconhecendo o abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação por parte do ex-presidente, entraram para a história.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

‘Expresidente Jair Bolsonaro es inhabilitado para ejercer cargos públicos por ocho años’, publicou o portal do jornal El Tiempo, de Bogotá, fundado há mais de cem anos.

O site do jornal El País, de Madri, estampou em sua manchete que os juízes tomaram a decisão contra a iniciativa de Bolsonaro de tentar tirar a legitimidade da eleição no Brasil. O portal do jornal Página 12, de Buenos Aires, disse que os juízes advertiram que Bolsonaro “alentou uma narrativa delirante com efeitos nefastos para a democracia”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No início da tarde desta sexta-feira, quando o placar estava prestes a ser definido, colegas jornalistas de outros países passaram a trocar informações nos grupos de whatsapp. “Já está definido?”, perguntou um francês. Da capital colombiana, outro perguntava se o presidente Lula faria comentários sobre a decisão do TSE.

No governo Lula, disseram que a democracia venceu. A reação internacional confirma, uma vez mais, a importância do Brasil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO