CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Bolsonaro, por que não te calas?

Helena Chagas, do Jornalistas pela Democracia,observa que nos últimos três dias, Jair Bolsonaro "comprou brigas que vão da Bruna Surfistinha – com a turma do audiovisual – aos governadores do Nordeste (chamados de “paraíbas”), passando por cerca de 5 milhões de brasileiros de cuja fome ele duvidou"; "Quem age assim, sobretudo no cargo de primeiro mandatário do país, cria grandes problemas políticos", avalia

Bolsonaro (Foto: REUTERS/Adriano Machado)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, em Os Divergentes e para o Jornalistas pela Democracia - Quem diz o que quer, ouve o que não quer – e isso, no caso de um presidente da República, pode ser desastroso. Nos últimos três dias, Jair Bolsonaro comprou brigas que vão da Bruna Surfistinha – com a turma do audiovisual – aos governadores do Nordeste (chamados de “paraíbas”), passando por cerca de 5 milhões de brasileiros de cuja fome ele duvidou.

Quem age assim, sobretudo no cargo de primeiro mandatário do país, cria grandes problemas políticos – como a perda da interlocução com os governadores nordestinos, que reagiram de pronto com uma dura carta, e o inevitável desgaste de imagem junto à população mais pobre do país. Além de dizer que é mentira que haja gente com fome no Brasil porque não enxerga ninguém “esquelético” nas ruas, Bolsonaro criticou as bolsas que sustentam milhões de famílias brasileiras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

A questão da fome, aliás, foi abordada pelo presidente em café com jornalistas estrangeiros poucas horas depois de ele ter dito, numa live no Facebook, que ia, sim, beneficiar seu filho e dar a ele um “filé mignon”. No caso, a embaixada do Brasil em Washington. Mas negou estar cometendo “o crime” do nepotismo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pior do que virar piada e meme por causa do ridículo de suas afirmações, porém, será para Bolsonaro o risco da desmoralização quando, dentro do próprio governo, resolverem peitá-lo. Parece que isso já começa a acontecer. Em entrevista ao Estadão, neste sábado, o diretor do Inpe – que segundo Bolsonaro estava “mentindo”sobre os dados do desmatamento da Amazônia – bateu duro de volta em seu superior hierárquico.

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Ricardo Osório Galvão, hierarquicamente inferior a Bolsonaro, e por ele demissível, considerou as atitude do presidente “pusilânime e covarde”, e ensinou: “ Um presidente da República não pode falar em público, principalmente numa entrevista para a imprensa, como se estivesse em uma conversa de botequim”. Galvão disse também que, embora pareça ser esta a intenção de Bolsonaro, não pedirá demissão. Virá a Brasília explicar e justificar os dados do instituto que mostram a aceleração do desmatamento da Amazonia e foram, considerados “mentira”.

Se a moda pega, Bolsonaro está perdido. Atitudes corajosas como a de Galvão costumam minar a autoridade e deixar expostos líderes levianos e fanfarrões. Acima de tudo, estimulam outros a fazer o mesmo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

(Conheça e apoie o projeto Jornalistas pela Democracia)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO