CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Paulo Moreira Leite avatar

Paulo Moreira Leite

Colunista e comentarista na TV 247

1179 artigos

blog

Boné de Trump é um insulto aos brasileiros

"Ao colocar o boné Trump-2020 na saída de um encontro na Casa Branca, Eduardo Bolsonaro cometeu um gesto abaixo da dignidade que se espera de um representante do eleitor brasileiro", escreve Paulo Moreira Leite, articulista do 247. "O único beneficiário real do boné é o próprio Trump, que costuma crescer quando se mostra capaz de submeter autoridades de outros países. A imagem do deputado de boné compromete um país que tem orgulho da própria independência e jamais abrirá mão de conduzir o próprio destino"

Boné de Trump é um insulto aos brasileiros (Foto: Paola de Orte/Agência Brasil)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ao vestir um boné Trump-2020, o deputado Eduardo Bolsonaro colocou-se abaixo da linha de dignidade devida por um representante eleito do povo brasileiro, frequentemente apontado como porta-voz do próprio governo a ser empossado em 1 de janeiro de 2019.   

Por maior que seja sua identificação com o atual presidente norte-americano, não cabe a um deputado e personagem influente do novo governo o menor gesto público de engajamento, mesmo simbólico, por uma eventual reeleição de Donald Trump.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O motivo é elementar. Brasileiros e norte-americanos são cidadãos de países distintos, com história diversa, outras raízes culturais e, acima de tudo, interesses diferentes -- ora próximos, ora distantes, ora divergentes, ora antagônicos.

Essa é uma realidade geopolítica desde o nascimento dos Estados Nacionais, no século XVIII.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Nem o mais fanático dos "globalistas" --personagens  que o futuro chanceler Ernesto Araújo se diz empenhado em combater cotidianamente -- irá negar as diferenças entre um país e outro, um povo e outro. Sabe que a situação impõe comedimento e pudor, recusa gestos de deslumbramento.  

Sabemos que Eduardo Bolsonaro vestiu o boné de Trump-2020 ao final de um encontro com um genro do presidente norte-americano, considerado personagem influente nos bastidores da Casa Branca.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na mesma ocasião, o deputado anunciou apoio a uma medida condenável -- a mudança da embaixada brasileira para Jerusalém.

A  decisão não só implica no envolvimento do Brasil numa questão interna do conflito entre israelenses e palestinos, rompendo com a respeitada tradição brasileira de respeito a autonomia dos povos, marcada tanto pelo apoio a criação do Estado de Israel como pela defesa dos direitos da população árabe.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Também terá previsíveis prejuízos do ponto de vista econômico. Isso porque expõe preciosas fatias das exportações brasileiras a retaliação de países árabes. Como se fosse pouco, um gesto desse natureza pode ter implicações óbvias para a segurança de todos os brasileiros. Abre as portas do país para a violência e o terror que marcam o conflito do Oriente Médio em tempos recentes.

O único beneficiário real do boné eleitoral é o próprio governo Trump, que costuma crescer quando se mostra capaz de subordinar autoridades de outros países. Eduardo Bolsonaro pode não lhe dar um único voto. Mas sua imagem compromete um país inteiro, de 210 milhões de habitantes, que tem orgulho da própria independência e jamais abrirá mão de conduzir o próprio destino. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jamais irá autorizar um representante eleito a atuar como cabo eleitoral do governo de outro país.  

Alguma dúvida?  

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO