CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Marcelo Zero avatar

Marcelo Zero

É sociólogo, especialista em Relações Internacionais e assessor da liderança do PT no Senado

365 artigos

blog

Brasil é um dos países onde mais se trabalha

"O brasileiro é um dos povos que mais trabalha no mundo. Os dados são incontestáveis", afirma Marcelo Zero, colunista do 247, que expõe uma tabela com a média de horas trabalhadas por semana pelos países da OCDE; o Brasil não faz parte da OCDE, mas é possível fazer a comparação com os dados do IBGE; nesse caso, o Brasil ficaria em 4º lugar, praticamente empatado com a Coreia do Sul; nas áreas urbanas brasileiras, 27,1% dos trabalhadores têm uma jornada superior a 45 horas por semana; e aproximadamente 86,9% trabalham mais de 40 horas

Indústrias (Foto: Marcelo Zero)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O brasileiro é um dos povos que mais trabalha no mundo. Os dados são incontestáveis. A tabela abaixo mostra a média das horas efetivamente trabalhadas por semana, para os países da OCDE. Em sua maior parte, são países desenvolvidos, mas há também países em desenvolvimento. O Brasil não faz parte da OCDE, mas é possível fazer a comparação com os dados do IBGE (microdados da PNAD).

Nesse caso, o Brasil ficaria em 4º lugar, praticamente empatado com a Coreia do Sul, país que se destaca como um dos mais laboriosos do mundo. Observe-se que as horas trabalhadas caíram um pouco no Brasil desde o início deste século, devido ao aumento da renda das famílias.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

No ano passado (2015) houve queda (a média caiu para 39,9 horas), desta vez ocasionada pela recessão. Os dados que utilizamos na tabela é o de 2014, pois os dados dos outros países também são desse ano.

Saliente-se que, no caso do Brasil, mede-se o trabalho a partir dos 10 anos de idade, o que faz a média ficar artificialmente baixa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Na realidade, nas áreas urbanas brasileiras, 27,1% dos trabalhadores têm uma jornada superior a 45 horas por semana. E aproximadamente 86,9% trabalham mais de 40 horas.

Na sisuda Alemanha, símbolo de eficiência, trabalha-se apenas 26, 37 horas por semana.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO