CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Carlos Henrique Abrão avatar

Carlos Henrique Abrão

Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo

159 artigos

blog

Brasil em chamas! Quem pode nos salvar?

Partidos de oposição? Nenhum! Todos querendo seus privilégios. A permanência de cinco anos e a obrigatoriedade do voto é um curral eleitoral sem igual

Partidos de oposição? Nenhum! Todos querendo seus privilégios. A permanência de cinco anos e a obrigatoriedade do voto é um curral eleitoral sem igual (Foto: Carlos Henrique Abrão)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O Brasil, em particular, e toda a América Latina em geral, salvo raríssimas exceções, vivem e convivem com uma grande perplexidade: economia, revestida de assimetrias, e alimentados pelo ódio com uma reservada luta entre classes.

Fazem a reforma política e mantêm o voto obrigatório... Necessitamos de uma contrarreforma... Escandaliza-nos a corrupção desenfreada, e os moralistas de plantão se permitem dizer que tudo passará depois das reformas e ajustes fiscais. Inflação em alta, desemprego de mais de um milhão de pessoas no primeiro semestre, a economia esfrangalhada e sem a perspectiva de reviravolta.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Aos corruptos que lesaram a pátria e mancharam a reputação das estatais defendemos que além das sanções penais e administrativas, durante cinco anos seguidos e ininterruptos sejam taxados na pessoa física e nas jurídicas, apenas os sócios ostensivos ou laranjas, em dez por cento sobre o patrimônio declarado e multa de cem por cento, cuja receita metade seria destinada para melhoria dos serviços públicos e a outra para as empresas vítimas de suas ações delituosas.

É supérfluo taxar o andar superior se o topo da pirâmide. Não nos mostra o bom exemplo e claudica em termos de governabilidade. Infelizmente estamos assistindo um momento delicado e assaz triste no qual legislativo e executivo se acusam, trocam farpas, mas não apresentam rumos de mudanças e alternativas para o País.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O segundo semestre será ainda mais problemático. As previsões já acenam... Não temos linhas de crédito e o pacote de infraestrutura de portos, aeroportos e ferrovias é muito incipiente para a grandeza do Brasil. O produto interno bruto será, e ninguém duvida, negativo, podendo chegar até 1,4% o que é catastrófico para um País das dimensões continentais e com uma população acima de 205 milhões de habitantes.

Partidos de oposição? Nenhum! Todos querendo seus privilégios. A permanência de cinco anos e a obrigatoriedade do voto é um curral eleitoral sem igual. Continuamos sendo tutelados e curatelados pelo velho Estado das capitanias hereditárias, e do cartorialismo aonde a burocracia vende dificuldades em troca da compra de facilidades.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O modelo não se sustenta, e todos sabemos que as esperanças de jovens e de trabalhadores se definham. Mais de 300 mil brasileiros foram aos EUA somente no primeiro semestre do ano, de acordo com estatísticas de vistos, passeios e viagens, mas o que preocupa é que boa parte se vai com intenção de não mais voltar, a comprovar que o Brasil não tem mais jeito, está tomado e dominado numa fogueira que ameaça se propagar para os quatro cantos da vida nacional.

As empresas estão dispensando em massa, licenciando, e reduzindo os investimentos. Além disso o endividamento do cidadão, a falta de liquidez, ausência de crédito, degringolam as esperanças de mudanças nas conjunturas da crise pública que afeta a iniciativa privada. Enquanto isso os juros sobem estratosfericamente acalentando a rentabilidade e o lucro das instituições financeiras, circulo vicioso sem igual na nossa situação atual.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A cada dia um escândalo diferente, diversos envolvidos, desvios de dinheiro público e o descrédito nas instituições, ao passo que o financiamento privado das campanhas representa retrocesso. Não há almoço de graça e quando cobram querem até a melhor sobremesa no prato da impunidade.

Ninguém acredita em sã consciência que teremos fôlego e campo de manobra. A tentativa de abertura do Mercosul para Europa demorou mais de uma década, e os americanos não estão entusiasmados com a visita de Dilma. Apenas duas personalidades podem mudar completamente o rumo da história: o presidente Barack Obama que tem sua jornada em término de mandato e o Papa Francisco. Ambos devem olhar e conclamar reformas, melhorias e mudanças pragmáticas para a sofrida, cansada e espoliada América Latina, cujos governantes representam o fosso da imoralidade e indecência.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sem o pulso forte e firme de um líder político e outro religioso a tenebrosa situação se espalha com incontáveis ares de afetação da tessitura social e rompimento do tecido em algum momento mais agudo da crise.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO