CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Lais Gouveia avatar

Lais Gouveia

Mineira, jornalista e ativista da mídia livre

61 artigos

blog

Brasil passando vergonha internacional, alguma novidade?

É urgente elaborarmos leis e políticas públicas que combatam o sexismo e reforce a igualdade de gênero, caso contrário, mais Dilmas serão expostas em bombas de gasolina com as pernas abertas, mais mulheres perderão suas vidas e tantas outras serão humilhadas por manézinhos na Copa 

Advogado e ex-secretário de Turismo de Ipojuca (PE) Diego Valença Jatobá em vídeo onde constrange mulher na Copa da Rússia e com maço de dólares (Foto: Lais Gouveia)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Somos frutos de uma cultura patriarcalista, mas disfarçamos bem. Tentamos vender ao mundo a imagem de país fruto de uma bela uma miscigenação democrática, onde mulheres são livres para expor sua nudez no carnaval, enquanto homens jogam futebol e bebem suas afrodisíacas caipirinhas.

Porém, quando eventos mundiais ocorrem e vemos machos fazendo machices, a nossa vergonha alheia atinge a escala máxima de Richter. Sim, estou falando sobre os moleques que, durante a Copa, gravaram vídeos expondo mulheres russas ao ridículo. Sem saberem bulhufas da nossa língua, elas repetiam "Boceta rosa" "Boceta rosa".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

E eles davam gargalhadas, como se estivem contando a piada do joãozinho. Mas qual é a novidade? No Brasil tal ato é corriqueiro, somos forjados com a ideia de objetificar a mulher para diminuí-la em todos os espaços e contextos.

Quando estudava no primário, tinha a Camila vaca, Cris puta, Ana vagabunda, a Maria Buceta. Quantas vezes, quando era mais nova, referir-me de forma pejorativa a alguma garota? Somos criadas para rivalizarmos e condenarmos umas as outras.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Quem ofende também mata

No país onde machos aprendem que gritar boceta rosa pro mundo é engraçado, as mulheres padecem. Veja os índices de feminicídos, ocupamos o vergonhoso quinto lugar no ranking mundial. Não se enganem, no país onde mulher é objeto, esmurrar também é algo corriqueiro. Matar, idem. Tudo é permito.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Influência da mídia

Vocês pensam que os brasileiros que pagaram mico na Rússia inventaram a roda? O lixo do programa "Pânico", que por uma obra divina (baixa audiência) saiu do ar, tratavam mulheres dessa forma em grandes eventos, beijando-as sem consentimento, passando a mão nas partes intimas das moças, muitas vezes aproveitando que estavam alcoolizadas. Hahaha, olha que engraçado, a grande mídia e sua influência nociva à sociedade. Está tudo interligado, desde aprender a chamar a coleguinha de puta na infância a assistir um assédio explícito no horário nobre, como podemos esquecer do episódio do ator porno Alexandre Frota relatando um estupro ao-vivo?

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Leis e políticas

Certa vez tive a honra de entrevistar a guerreira Maria da Penha, e ela disse. "Enquanto às leis de combate à violência não saírem do papel, estaremos sempre vulneráveis".

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sim, precisamos de leis que punam piadas e ações machistas. Como bem disse o jornalista Alex Solnik, esses moleques devem ser deportados da Rússia e sofrer severas punições. Com exemplos drásticos, talvez um próximo acéfalo pense duas vezes antes de ofender uma mulher.

É urgente elaboramos políticas públicas e educacionais que combatam o sexismo e reforce a igualdade de gênero, caso contrário, mais Dilmas serão expostas em bombas de gasolina com as pernas abertas, mais mulheres perderão suas vidas e tantas outras repetirão boceta rosa.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO