CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Raimundo Bonfim avatar

Raimundo Bonfim

Coordenador nacional da Central de Movimentos Populares (CMP)

54 artigos

blog

Breve balanço do primeiro ano do governo Lula

"Quero destacar algumas políticas públicas que representam uma guinada significativa na direção do enfrentamento as desigualdades econômicas e sociais"

Lula em mensagem de fim de ano (Foto: Ricardo Stuckert)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Após uma dura disputa eleitoral e muita comemoração da classe trabalhadora, dos movimentos populares e dos setores democráticos, o terceiro mandato de Lula iniciou sob forte pressão, marcado pela tentativa de golpe no dia 8 de Janeiro. Desde então, o país testemunhou uma reviravolta notável do ponto de vista democrático, econômicoe social e da participaçãopopular.

Neste artigo, quero destacar algumas políticas públicas anunciadas neste primeiro ano de governo Lula, que representam uma guinada significativa na direção do enfrentamento as desigualdades econômicas e sociais.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Construir uma base de apoio no Congresso não foi tarefa fácil, dada a forte oposição de setores do centro (centrão), que controla boa parte dos recursos por meio de emendas parlamentares e da extrema-direita liderada por Bolsonaro.

A primeira batalha enfrentada foi a recomposição do orçamento e a reestruturação de órgãos públicos desmontados pelo governo genocida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Sob a liderança do presidente Lula, restauramos e demos importância política e orçamentária a diversas instituições cruciais para o desenvolvimento econômico e social do país.

A retomada dos Ministérios das Mulheres, Cultura, Igualdade Racial, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar é prova do compromisso do governo atual com políticas culturais, de igualdade de gênero, reforma agrária e combate à fome, áreas fundamentais no projeto de reconstrução do Brasil.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Lula, com apoio do movimento sindical e popular, liderou uma campanha contra os juros altos, colocando o país no caminho de uma política econômica pro-indústria, geração de emprego e investimentos, em contraposição a uma visão pró-mercado e rentista.

Medidas como a taxação das grandes fortunas e o reajuste do salário mínimo acima da inflação mostram o compromisso do presidente Lula com as camadas empobrecidas. Outra política importante foi o reajuste da tabela do Imposto de Renda que, combinada com a reforma tributária, faz com que os mais ricos paguem mais impostos e os mais pobres, menos.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

O programa "Desenrola" tira a maioria da população que estava endividada do sufoco, permitindo que mais gente volte a consumir, fazendo a economia girar e, com isso, criar mais empregos e oportunidades.

Saudamos também a retomada dos programas da agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Plano Safra. Eles fortalecem o acesso à crédito aos pequenos agricultores, fundamental para o combate à fome e o desenvolvimento sustentável.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Uma das principais políticas anunciadas este ano foi o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investir mais de 1 trilhão de reais em obras de infraestrutura e na área social e urbana, induzindo o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda.

Logo no início do ano, o governo já reestruturou o Bolsa Família, aumentando o valor e atendendo mais gente. A retomada de programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida e o programa Mais Médicos, demonstra um compromisso inabalável com a população mais vulnerável, trazendo alívio imediato e melhorias significativas na qualidade de vida e acesso a direitos fundamentais com a moradia e a saúde.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A renegociação do Fies dá melhores condições de estabilidade financeira para quem se formou na graduação, graças aos governos petistas. Além disso, o governo está concedendo uma bolsa permanência para estudantes pobres que estão no Ensino Médio. Dessa forma, o governo garante que os jovens cheguem à universidade, se formem e ingressem no mercado de trabalho.

Outra medida para a educação básica foi o reajuste do valor da merenda escolar, que estava há seis anos com o mesmo valor, aumentando em até 39% o valor repassado por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que atende cerca de 40 milhões de crianças e adolescentes.

Em novembro, o governo anunciou que deve investir R$ 3 bilhões no Plano de Afirmação de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) no Brasil, com o objetivo de investir em formação, infraestrutura, transporte, recursos de tecnologia assistiva e pedagógicos.

A retomada das conferências e dos conselhos de participação social, juntamente com o Plano Plurianual Participativo, retoma com prioridade a participação popular na definição de políticas públicas que de fato atendam as demandas da população.

Após anos com os maiores níveis de desmatamento de nossa história, o governo do presidente Lula retomou o Fundo Amazônia e organizou um plano contra o desmatamento. Ajudou a organizar a Cúpula da Amazônia e elaborou um Plano de Transição Energética, considerando as emergências climáticas.

Em um ano de guerras, uma das principais formas de atuar do governo foi a política externa com altivez e soberania, promovendo, estimulando e defendendo a paz. Além disso, Lula tem atuado para reativar os BRICS, promovendo uma aliança entre os países emergentes no mundo.

Este primeiro ano de governo é motivo de comemoração, mas a luta continua, uma vez que a extrema direita e o fascismo continuam com força nas instituições de Estado e na sociedade. A retomada da articulação dos movimentos populares, por meio das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, é crucial para enfrentar um congresso de direita e conservador e o fascismo. É preciso mobilização permanente nas ruas e nas redes em defesa da democracia, do governo e dos direitos.

As eleições municipais de 2024 representam não apenas uma oportunidade de discutir os reais problemas das cidades, como a especulação imobiliária, enchentes, moradia, saneamento, saúde, acesso à água, educação, transporte e mobilidade urbana, dentre outros, mas também de debater um projeto popular estratégico que assegure a construção de cidades justas, inclusivas e participativas, além de impedir o avanço do bolsonarismo nos municípios.

Devemos saudar este primeiro ano de governo Lula e atuar por mais avanços em 2024, especialmente no fortalecimento da relação com os movimentos sociais e populares, em um profundo processo de participação social com educação popular, capaz de alterar a correção de força em direção a valores democrático e humanos.

Iniciaremos 2024 em luta. Vamos às ruas no dia 8 de Janeiro, com lema: “O Brasil se une em defesa democracia”.

Viva o primeiro ano de governo Lula!

PS: Desejamos a todas as pessoas um 2024 com muita luta e vitórias!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO