CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Helena Chagas avatar

Helena Chagas

Helena Chagas é jornalista, foi ministra da Secom e integra o Jornalistas pela Democracia

501 artigos

blog

Cabo eleitoral de Bolsonaro, Guedes busca dinheiro para Renda Brasil

"Jair Bolsonaro, que agora tem em Paulo Guedes seu principal cabo eleitoral, quer um programa social forte e abrangente para chamar de seu e ter chances de chegar a 2022. Só que falar é fácil, mas dinheiro não cai do céu e não é trivial estruturar programas sociais", analisa a jornalista Helena Chagas

(Brasília - DF, 10/06/2020) 13ª Reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI). (Foto: Marcos Corrêa/PR)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Helena Chagas, para o Jornalistas pela Democracia

Além de melar toda a negociação que o Congresso vinha fazendo há mais de um ano para renovação do Fundeb, o indispensável fundo que financia a educação básica nos municípios brasileiros, a proposta do Planalto que infernizou o sábado dos setores da educação sinaliza, antes de tudo, que o governo está tendo dificuldades em encontrar recursos para seu principal projeto no momento: a criação do programa Renda  Brasil para substituir o  Bolsa Família e tentar preencher o vazio que será deixado pelo fim dos pagamentos do auxílio emergencial, em novembro.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é preciso ir muito longe para se chegar à conclusão a que chegou o deputado Bacelar (Podemos-BA), presidente da Comissão Especial do Fundeb, segundo quem a proposta tem finalidade eleitoral e busca angariar votos para Bolsonaro em 2022: “O governo quer transformar um fundo de educação em um fundo de assistência social. Quer comprar o voto da miséria”.

Pelas primeiras reações dos deputados, o golpe do Fundeb não vai funcionar. A bancada da Educação no Congresso hoje tem o apoio de amplos setores da sociedade e o Fundeb, criado pelo petista Fernando Haddad, transformou-se num mecanismo efetivo e respeitado para financiar a educação básica sobretudo nos municípios mais pobres do país. Há muitos meses, mesmo sob a solene indiferença do governo Bolsonaro, há muita gente, no Legislativo e fora dele, estudando formas de se prorrogar o fundo, cuja vigência acaba em dezembro. O mais provável é que o Congresso acabe por aprovar sua emenda prorrogando o Fundeb.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

DINHEIRO NÃO CAI DO CÉU

Mas é importante prestar atenção no impulso que levou a equipe de Paulo Guedes a tentar garfar 5% do Fundo da Educação para destinar ao programa social – que, tenha o nome que tiver, obviamente merece todos os recursos nesse momento de crise, insegurança e desemprego. O problema não é só querer tirar dinheiro da educação, o que causa revolta no setor. A questão que aflora neste momento é a dificuldade que o governo terá para cumprir sua promessa de turbinar o Bolsa Família, rebatizando-o de Renda Brasil, pagando mais e incluindo mais beneficiários. 

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Jair Bolsonaro, que agora tem em Paulo Guedes seu principal cabo eleitoral, quer um programa social forte e abrangente para chamar de seu e ter chances de chegar a 2022.  Só que falar é fácil, mas dinheiro não cai do céu e não é trivial estruturar programas sociais. O tempo é curto, pois o auxílio emergencial acaba em novembro, e a equipe econômica ainda não achou dinheiro para isso. A coisa vai piorar se o Legislativo não aprovar o imposto sobre pagamentos digitais que Guedes está propondo.   

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247,apoie por Pix,inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO