CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Gilberto Maringoni avatar

Gilberto Maringoni

Gilberto Maringoni de Oliveira é um jornalista, cartunista e professor universitário brasileiro.

43 artigos

blog

Calma lá! Nosso povo nada tem de passivo

O jornalista e professor de Relações Internacionais Gilberto Maringoni contesta as afirmações correntes nas redes sociais segundo as quais o povo brasileiro seria "passivo" em relação aos argentinosm, chilenos e equatoriamos que têm se levantado contra os governos de direita dos seus países. Ele afirma: "a população brasileira jamais esteva passiva"

(Foto: Divulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Por Gilberto Maringoni, para o Jornalistas pela Democracia -

Pululam pelas redes afirmações de que enquanto os povos do Equador, Haiti, Chile e Argentina, entre outros, se levantam contra a devastação neoliberal, o povo brasileiro seguiria passivo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Esse tipo de avaliação embute grossa picaretagem. Culpa-se o povo por aceitar a brutalidade bolsonariana-guedística. A tosca formulação é aparentada da ideia de que os brasileiros escolheram Bolsonaro por serem idiotizados. Os brancos, arianos e educados que escolheram Hitler seriam o quê? E os estadunidenses que preferiram Trump?

OS RACIOCÍNIOS não levam em conta que nossa população escolheu quem se apresentava como portador da mudança por quatro vezes consecutivas, entre 2002 e 2014. Buscou a esquerda e votou na melhoria de vida.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Pois a dada altura, essa mesma coalizão cometeu um brutal estelionato eleitoral. Prometeu "coração valente", desenvolvimento e emprego e entregou um ajuste fiscal que resultou em redução de 8% do PIB, 12 milhões de desempregados e a adoção do programa econômico de seu adversário. Por que? Até hoje ninguém explica.

O POVO BRASILEIRO se mobilizou buscando vida melhor em 2013. Foi às ruas quando se viu enganado em 2015-16. Da primeira vez, houve uma disputa nas ruas e a direita levou. Da segunda, diante do rompimento de uma força originada da esquerda com sua base social, construída arduamente ao longo de quatro décadas, provocou um curto circuito social. Mais uma vez, a direita se aproveitou e veio para o golpe.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Não é à toa que parte expressiva da esquerda até hoje não queira realizar uma avaliação honesta do que se passou em 2014-15. É muito mais fácil e cômodo culpar o povo.

VALE LEMBRAR que a população brasileira jamais esteva passiva. As rebeliões de escravos, a cabanagem, Canudos, a as greves de 1917, 1953, 1978-80, as marchas pela entrada do Brasil na II Guerra, as Ligas Camponesas, as Diretas Já e muitas outras jornadas de lutas são poderosos exemplos da força plebéia que vem de baixo.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A tarefa de todos os que almejam a mudança agora é olhar para as carências concretas das pessoas e buscar tocar-lhes a alma, diante da motoniveladora da extrema-direita ensandecida.

Olhemos um pouco para cima. Olhemos para as direções que construíram o desastre e abriram caminho para a reação. Elas não têm essa moral toda, não. Muito menos para culpar os de baixo por defeitos que são seus.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Termino citando o título do melhor romance de João Ubaldo Ribeiro: Viva o povo brasileiro!

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO