TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
Reimont Otoni avatar

Reimont Otoni

Deputado federal (PT-RJ), vice-líder do PT na Câmara e membro da Comissão de Trabalho

60 artigos

HOME > blog

Campos Neto especula a céu aberto

"Bolsonarista mostra que independência do BC é balela", diz Reimont

Roberto Campos Neto (Foto: Pedro França/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

O boletim BM&C News, totalmente voltado para o tal “mercado”, destaca que as recentes declarações de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), provocaram uma alta significativa do dólar à vista, que, na última sexta-feira, 31/05, fechou a R$ 5,167. Só falta aplaudir.

As recentes e intensas movimentações e falas de Campos Neto têm agitado a economia, e ele sabe disso, faz com essa intenção. Em jantares e entrevistas, Campo Neto virou o arauto da falsa informação de piora nas expectativas de inflação. Assim, estimula altas no dólar e alterações nas bolsas. A quem interessa, quem ganha?

A economia melhora e ele finge que não vê; não bate com os interesses dele. O PIB do primeiro trimestre traz aumento de 0,8%, com aumento do emprego e renda e baixa da inflação, mas isso parece não vir ao caso.

Essa intensa movimentação chamou a atenção do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), que, na última semana, ingressou com uma representação para “identificar eventuais desvios de finalidade pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central na definição da taxa Selic”.

Segundo o subprocurador Lucas Furtado, a apuração se daria por suposta “grande influência das projeções constantes do chamado ‘Boletim Focus’, elaborado a partir de pesquisas macroeconômicas realizadas por diversas instituições, tais como bancos, consultorias, corretoras”.

De acordo com Furtado, as instituições “podem ter interesse na manipulação do índice para ganhos próprios e privados indevidos e em prejuízo aos interesses públicos e ao erário”.

O bolsonarista Campos Neto é suspeito de manipular as análises e de obter ganhos pessoais com isso.

Às vésperas da indicação do novo presidente do BC (já criticado pelos ultraneoliberais, embora ainda nem tenha sido anunciado), as falas, entrevistas e encontros do economista indicam um "mercado" enamorado da especulação e comprometido com as elites financeiras.

Campos Neto se movimenta como um político (com quais interesse e objetivo?) e demonstra a hipocrisia da independência do BC.

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados